AERO Magazine
Busca

777 X 777

Em busca do menor custo a Qatar vai substituir frota de 777 até 2024

Empresa árabe redefine cronograma de entregas e prevê a chegada dos novos 777-9 em quatro anos


Modernização reduzirá custos operacionais e melhorará a eficiência operacional e pegada ambiental

A Qatar Airways vai substituir até 2024 grande parte de sua frota, incluindo todos os seus Boeing 777, assim como planeja retirar de serviço o último A380 em meados de 2028. O objetivo é modernizar a frota com aeronaves mais eficientes e com menores custos operacionais e ambientais.

A previsão é que os atuais 777-300ER e 777-200LR sejam substituídos majoritariamente pelos futuros 777-9, versão modernizada e remotorizada da família Triple Seven, assim como pelos 787.

LEIA TAMBÉM

Em entrevista a publicação Executive Traveller, voltado para o setor de turismo, o CEO da Qatar Airways, Akbar Al Baker, comentou que o plano de renovação da frota ainda inclui a retirada de serviço imediata dos Airbus A330, enquanto os A320ceo serão aposentados em paralelos aos 777 de primeira geração. A confirmação da modernização ocorre dias após o executivo afirmar que poderia suspender novas encomendas e entrega de aviões por até dez anos. Na ocasião haviam incertezas sobre a capacidade do setor aéreo retomar os mesmos números de 2019 no curto prazo.

Ainda que ainda existam incertezas futuras do mercado, a previsão é que a substituição dos modelos ocorra de forma proporcional em número de aeronaves, ainda que não exatamente do mesmo modelo, mas mantendo a proporção na oferta de assentos. Os atuais quarenta e oito 777-300ER serão substituídos por cinquenta 777-9, que possuem capacidade ligeiramente superior.

Já os nove 777-200LR, utilizados especialmente em voos de ultralongo alcance, devem ceder lugar para dez 777-8, caso o modelo tenha seu desenvolvimento confirmado pela Boeing. As incertezas quanto ao potencial de vendas do 777-8 levaram o fabricante a ‘congelar’ o projeto, que dependerá de uma reavaliação de mercado. A opção oferecida pela Boeing é baseada na família 787, que poderá cumprir quase a totalidade das especificações do 777-200LR.

  • Receba as notícias de AERO diretamente no Telegram clicando aqui

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 24/06/2020, às 12h00 - Atualizado às 13h17


Mais Notícias