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Estrela da frota

Primeiro A350 da Azul é incorporado na frota

Airbus A350 permitirá a Azul ampliar capacidade e modernizar sua frota


Até o final de 2022 a Azul deverá receber mais um A350-900 - Luis Alberto Neves/AERO Magazine
Até o final de 2022 a Azul deverá receber mais um A350-900 - Luis Alberto Neves/AERO Magazine

A Azul Linhas Aéreas recebeu seu primeiro Airbus A350-900, que ganhou o nome de batismo de “50 também é Azul”. O avião partiu de Tarbes, na França, onde passou por um amplo processo de manutenção, antes de ser entregue para a companhia aérea brasileira.

O avião chegou ao aeroporto de Confins, em Minas Gerais, onde realizou seu processo de nacionalização e hoje (18) pousou em Viracopos, sendo formalmente recebido pela Azul.

Após a chegada, o A350 participou da cerimônia de batismo organizada pelo corpo de bombeiros do aeroporto e seguiu para o hangar da companhia. A expectativa é concluir nas próximas semanas o processo de certificação junto aos órgãos reguladores brasileiros.

A chegada do A350 na Azul marca uma nova fase de expansão dos serviços, adicionando na frota seu maior e mais moderno avião. Na atual configuração, que difere do padrão da Azul, o A350-900 foi configurado com 334 lugares.

A350 Azul
Cerimônia de batismo do primeiro A350-900 da Azul Linhas Aéreas ocorreu no aeroporto de Viracopos, em Campinas

O Brasil foi o primeiro país nas Américas a receber o A350, quando em meados de 2015 a Tam adicionou o primeiro avião do tipo na frota. Um dos diferenciais do A350 é sua estrutura composta basicamente de ligas avançadas, como como compósitos, titânio e ligas de alumínio de última geração.

A Azul espera substituir no curto prazo sua frota de A330ceo, mantendo apenas os A350-900 e A330neo.

“O Airbus A350 é uma das aeronaves mais modernas existentes, o que vai trazer muito mais conforto para nossos clientes e mais eficiência em termos de consumo de combustível e emissão de CO2, trazendo redução no custo por assento quando comparado às aeronaves A330ceo, que hoje fazem os voos de longo curso da Azul”, destacou o  John Rodgerson presidente da Azul.

Outro diferencial do A350, especialmente em relação ao A330ceo, é o motor Rolls Royce Trent XWB, que oferece 20% menos consumo de combustível por assento, redução nas emissões de poluentes e ruído nas operações de decolagem e pouso.

Em nota, a Azul confirmou que deverá ter dois A350 até o final do ano, que substituem imediatamente dois A330ceo.

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Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 16/09/2022, às 17h32


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