Toque na tela

Primeiras telas touchscreen são instaladas em avião comercial da Airbus

Função sensível ao toque se torna opcional na família A350 XWB


A Airbus iniciou as entregas dos primeiros A350 equipados com novas telas sensíveis ao toque na cabine de comando, uma iniciativa pioneira na aviação comercial, embora seja uma realidade na aviação de negócios. A nova tecnologia, que foi certificada para o A350 pela EASA, a agencia de aviação civil da Europa, em novembro.

Os displays desenvolvidos pela Thales foram criados para o A350 com foco em proporcionar mais eficiência operacional, maior interação da tripulação, simetria no cockpit e uma gestão mais suave das informações. O objetivo é reduzir a carga de trabalho ao mesmo tempo que amplia a consciência situacional a bordo.

LEIA TAMBÉM

Segundo a Airbus, a melhora na eficiência ocorre antes da decolagem (para calcular o desempenho na decolagem ao inserir dados no sistema FMS de gerenciamento de voo); em voo de cruzeiro durante o acesso as cartas de navegação em rota; e para a preparação da aproximação, durante a consulta das tabelas e cartas dos aeroportos e aproximação antes de inserir os dados do FMS. Além disso, durante as fases de alta carga de trabalho do voo, a capacidade da tela sensível ao toque reduz a necessidade de os pilotos fazerem vários comandos com o cursor para atingir determinada função e evita que tenham que alternar entre diferentes telas ao usarem os aplicativos do EFB de forma colaborativa na tela central inferior.

O primeiro avião foi entregue para a China Eastern Airlines, e outras quase vinte companhias aéreas também optaram pela configuração com telas sensíveis ao toque para seus novos A350.

Três das seis telas do cockpit do A350, as duas externas e a tela inferior central, tem como opção a versão com sensibilidade ao toque ao apresentar aplicativos EFB (Electronic Flight Bag). Segundo a Airbius, esse novo método de entrada de dados complementa o teclado físico integrado à mesa retrátil na frente de cada piloto, a unidade de controle do teclado-cursor (KCCU) e do trackball localizada no console central.

ASSINE AERO MAGAZINE COM ATÉ 76% DE DESCONTO

Por Edmundo Ubiratan

Publicado em 23 de Dezembro de 2019 às 16:00


Notícias notícia de aviação aeronave avião Airbus A350 touchscreen sensível ao toque EFB Electronic Flight Bag China Eastern Airlines