Rota entre os aeroportos centrais de São Paulo e do Rio de Janeiro registrou mais de 18 mil voos no primeiro semestre de 2023
A ponte aérea Rio-São Paulo foi a rota mais movimentada da América Latina durante o primeiro semestre de 2023, de acordo com levantamento da Associação Latino Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA).
No acumulado dos seis primeiros meses do ano, a rota entre os aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e Santos Dumont, no Rio de Janeiro registrou 18.768 voos, cerca de 20% a mais do que a segunda colocada, Bogotá-Medellin com 15.365 voos.
A tradicional rota entre as duas principais cidades brasileiras é oferecida pela Azul, Gol e Latam, que utilizam os aviões das famílias Airbus A320 e Boeing 737.
No ano passado, mais de 28 mil voos foram oferecidos na ponte aérea Rio-São Paulo, segundo relatório do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), órgão ligado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).
Outras três rotas brasileiras figuram entre as vinte mais movimentadas da região no primeiro semestre.
Os trechos entre Congonhas-Brasília, com 8.962 voos; Congonhas-Porto Alegre, com 8.308 operações; e Congonhas-Confins, com 7.765 voos; ocupam respectivamente a nona, décima primeira e décima terceira posição no ranking das principais rotas do mercado latino-americano.
Abaixo as vinte rotas da América Latina com o maior número de voos entre os meses de janeiro a junho de 2023:
Por Wesley Lichmann
Publicado em 28/07/2023, às 15h08
+lidas