AERO Magazine
Busca

Em número de voos

As vinte rotas aéreas mais movimentadas do Brasil

Rotas com origem e destino nos aeroportos de São Paulo predominam entre as principais do país


Metade dos vinte principais trechos voados no país pertencem a Congonhas, em São Paulo - Divulgação
Metade dos vinte principais trechos voados no país pertencem a Congonhas, em São Paulo - Divulgação

O aeroporto de Congonhas, em São Paulo, retomou seu protagonismo no mercado aéreo brasileiro. Localizado no maior centro financeiro do país, o terminal da capital paulista é disputado de forma intensa pela companhias aéreas brasileiras, já que as rotas de perfil corporativo são uma grande fonte de receita.

Segundo levantamento do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), órgão ligado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), o aeroporto de Congonhas concentrou dez das vinte rotas mais movimentadas do Brasil em 2022, seguido por Guarulhos, na grande São Paulo, que teve sua participação reduzida de doze para oito trechos.

Os terminais que atendem diretamente a capital paulista movimentaram 442.347 pousos e decolagens, além de 52,4 milhões de passageiros, no ano passado.

A ponte aérea entre Rio-São Paulo manteve a primeira posição entre as rotas mais voadas no país, ao todo, foram realizados mais de 28 mil voos nos dois sentidos. A tradicional rota é oferecida pelas três principais transportadoras aéreas, Azul, Gol e Latam, que utilizam nos voos jatos da família A320 e 737.

O trecho entre Congonhas e o Santos Dumont é o primeiro do país, com 14.708 voos operados no ano passado, alta de 78,2% em relação a 2021, enquanto no sentido inverso foram realizados 14.640 voos, crescimento de 77,3% na comparação ano a ano, ocupando a segunda posição entre as mais movimentadas.

A ligação entre Congonhas e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, ocupa a terceira posição, com o registro de 6.349 aeronaves, seguida pelo trecho no sentido inverso, que teve 6.325 operações.

Completam a lista das dez mais movimentadas, as rotas em ambos os sentidos, de Congonhas para Confins, em Belo Horizonte; Congonhas-Brasília e Guarulhos-Porto Alegre.

Abaixo as vinte principais rotas comerciais brasileiras:

DECEA

Por Wesley Lichmann
Publicado em 16/06/2023, às 15h08


Mais Notícias