AERO Magazine
Busca

Perigo iminente

Pilotos da Air France avistaram mísseis durante voo sobre o Iraque

Pilotos de um voo internacional da Air France avistaram mísseis em um voo sobre o espaço aéreo do Iraque


Boeing 777-300 da Air France ficou acima do fogo cruzado iniciado pelo Irã - Guilherme Amâncio
Boeing 777-300 da Air France ficou acima do fogo cruzado iniciado pelo Irã - Guilherme Amâncio

Pilotos de um Boeing 777-300 da Air France relataram terem avistado mísseis disparados pelo Irã enquanto sobrevoavam o espaço aéreo do Iraque, no último dia 1.º de outubro, em um voo entre os aeroportos internacionais de Paris e de Dubai.

A informação foi divulgada pela imprensa francesa. A aeronave de matrícula F-GSQU, em operação desde abril de 2007, estava a 35.000 pés de altitude, utilizando um corredor aéreo específico, quando o ataque iraniano começou, por volta das 13h45 (Brasília). Ela deixou o espaço aéreo iraquiano cerca de quinze minutos depois.

Dois voos também da Air France, um que seguia da capital francesa (CDG) para Mumbai (BOM) e outro que seguia de Singapura (SIN) para CDG, tiveram que retornar ao ponto de origem e efetuou escala não programada para reabastecimento, respectivamente. Em nota, a companhia aérea disse que "uma investigação interna foi aberta sobre este evento".

Afeganistão se tornou alternativa à tensão no Oriente Médio

Em agosto, pelo menos três companhias aéreas voltaram a utilizar o espaço aéreo do Afeganistão, depois de três anos, em meio à tensão no Oriente Médio, com os conflitos entre Israel e o grupo terrorista islâmico Hamas.

Segundo a agência Reuters, Singapore Airlines, British Airways e Lufthansa voltaram a sobrevoar o país em voos entre a Europa e a Ásia, por considerarem a região momentaneamente menos arriscada que Irã e Israel, que vivem instabilidades geopolíticas que foram acentuadas há quase um ano.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 10/10/2024, às 08h56


Mais Notícias