AERO Magazine
Busca

F-X2 perto de se tornar realidade

Piloto de testes brasileiro realiza primeiro voo com o Gripen

Novo caça da FAB avança na campanha de ensaios e deverá chegar ao Brasil nas próximas semanas


Gripen E decola pela primeira vez tendo um piloto brasileiro nos controles

O primeiro piloto brasileiro voou o Gripen E, que será destinado a Força Aérea Brasileira. O voo decolou nas instalações da Saab, em Linköping, na Suécia, sobrevoando o mar Báltico por aproximadamente 50 minutos, verificando das qualidades de pilotagem do caça.

O major aviador Cristiano de Oliveira Peres, piloto de provas FAB, foi o responsável pelo voo, que é considerado um dos marcos do desenvolvimento do novo avião. A preparação para o voo exigiu uma série de treinamentos, incluindo diversas seções no simulador do caça, além de estudo aprofundado na documentação técnica do Gripen E.

O voo com um piloto de prova brasileiro ocorreu pouco mais de um ano depois do primeiro voo do modelo destinado a FAB. O militar está desde janeiro em Linköping e tem passado por uma série de treinamentos, onde foi habilitado para operar solo o que deverá ser o mais avançado caça da história da FAB.

"O Gripen E [FAB 4100] ainda é um protótipo e demandou muito tempo de preparação para esse voo. Mas quando eu ouvi da torre de controle a autorização para o pouso, tive a certeza que todo o esforço valeu a pena”, comemorou o major Cristiano. “Foi para isso que eu decidi me tornar piloto de ensaio em voo".

O major Cristiano faz parte do efetivo do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), que tem por finalidade prestar serviços tecnológicos especializados na área de ensaios em voo, instrumentação de aeronaves e telemetria de dados para apoio à pesquisa, ao desenvolvimento e à certificação de produtos aeronáuticos no Brasil, tanto para emprego militar quanto civil.

  • Receba as notícias de AERO diretamente no Telegram clicando aqui

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 24/08/2020, às 07h00 - Atualizado às 09h51


Mais Notícias