AERO Magazine
Busca

A conquista da Lua

Os 50 anos da Apollo 11

Há 50 anos foguete Saturn V decolava rumo a Lua


Lançamento da Apollo 11 há exatos 50 anos

Às 10 horas da manhã (horário de Brasília) de 16 de julho de 1969, três homens eram lançados do Cabo Canaveral, na Flórida, rumo a Lua. Os principais jornais do mundo noticiavam que a Lua estava apenas 3 dias de ser visitada pela primeira vez pela humanidade.

UMA COLEÇÃO DE DERROTAS

A NASA, a agência aeroespacial norte-americana, tinha apenas 10 anos quando lançou sua principal missão. A Corrida Espacial havia começado em 1957, quando os soviéticos enviaram o primeiro satélite artificial para órbita terrestre. Acostumado com a liderança tecnológica e industrial desde o início do século 20, os Estados Unidos passaram a acumular uma série de derrotas consecutivas na corrida pela conquista do espaço. Em 1961 os soviéticos enviaram o primeiro homem ao espaço. O cosmonauta Iuri Gagarin se impressionou com o fato da Terra ser azul em 12 de abril de 1961, apenas três semanas antes de Alan Shepard ser enviado ao espaço em um voo suborbital. A terceria derrota viria ocorrer em 18 de março de 1965, quando o cosmonauta Aleksei Leonov se tornou o primeiro ser humano a fazer uma caminhada espacial, novamente dias antes dos Estados Unidos.

LEIA TAMBÉM

A LUA ESTÁ LOGO ALI

A reviravolta ocorreu com o lançamento da Apollo 7, que praticamente dava como certa a conquista da Lua pelos norte-americanos. Dentro de um regime comunista bastante fechado, a União Soviética havia criado uma pesada e complexa burocracia estatal que tinha como objetivo manter o controle absoluto de todos pontos da vida na comunidade de Estados soviéticos. O programa espacial estava dividido em objetivos, com a missão lunar sob controle absoluto do cientista Sergei Korolev, que coordenava com mãos de ferro o projeto de foguetes e espaçonaves. Sua morte em janeiro de 1966 deixou o programa espacial soviético acéfalo. As centenas de equipes trabalhavam de forma isolada, sem conhecimento de toda estrutura do programa. Sem uma liderança que conhecesse todos os processos, o programa lunar soviético morria com seu líder. Os norte-americanos pouco antes da morte de Korolev já davam sinais que a primazia da Lua não seria de Moscou, mas os sucessos das primeiras missões Apollo não-tripuladas aumentavam as chances de vitória da Nasa.

A foto oficial da Apollo 11 reúne os três membros da missão: Neil Armstrong, Michael Collins e Buzz Aldrin

A certeza que era possível pousar na Lua, obtido com os dados da Apollo 10, marcaram o momento decisivo da chegada da humanidade ao satélite natural da Terra. A Lua estava apenas 3 dias de distância há 50 anos atrás.

ASSINE AERO MAGAZINE COM DESCONTO

Por Edmundo Ubiratan | Imagens: Divulgação
Publicado em 16/07/2019, às 07h00 - Atualizado em 18/07/2019, às 17h37


Mais Notícias