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O Notam precisa mudar

O Notam, o sistema de notificações da aviação é considerado tão complexo quanto arcaico e precisa mudar


Embora fundamental o Notam reflete as limitações tecnológicas dos anos 1920 - The Port Authority of New York and New Jersey
Embora fundamental o Notam reflete as limitações tecnológicas dos anos 1920 - The Port Authority of New York and New Jersey

Uma falha no sistema de emissão do NOTAM paralisou por duas horas todos os voos nos Estados Unidos. O problema ocorreu em 11 de janeiro de 2023, e agência norte-americana de aviação (FAA, na sigla em inglês) ordenou uma paralisação temporária de todos os voos nos país, algo visto apenas durante os dias que se seguiram aos trágicos atentados de 11 de setembro de 2001.

Felizmente para o setor aéreo, a paralisação durou pouco mais de duas horas, mas, mesmo assim, mais de 15 mil voos foram afetados, o que representou atrasos e cancelamentos. A falha na emissão dos Notice To Airmen ou Notice to Air Missions, em uma designação mais atualizada da FAA, os chamados Notam.

Após uma investigação, descobriu-se que um apagamento acidental de arquivos, durante uma sincronização de base de dados, causou a falha. O episódio chamou atenção para os Notam.

NOTAM

O que são e por que se mostram tão importantes a ponto de causar uma paralisação no tráfego aéreo?  

Os Notam são parte fundamental do planejamento de um voo. Eles representam informações cuja rápida disseminação é essencial à segurança de voo. Podem tratar de aspectos relativos a pistas, pátios, taxiways, auxílios à navegação, espaços aéreos, infraestrutura aeroportuária e obstáculos feitos pelo homem (tais como criação, condição ou modificação do estado) ou, ainda, notificação de perigos ou mudanças em procedimentos.

Imagine, por exemplo, decolar para um aeródromo e, ao chegar lá, descobrir que o local se encontra impraticável e, ao prosseguir para o destino de alternativa, dar-se conta de que não poder pousar porque o balizamento se encontra inoperante e já está escuro? Ou, pior, fazer um voo internacional e, inadvertidamente, ingressar no espaço aéreo de uma zona de guerra?  

Mesmo informações que não afetem diretamente a segurança do voo são importantes. Por exemplo, um voo para um aeródromo cujo abastecimento esteja indisponível pode resultar em um avião retido por um tempo considerável, ou em um custo extraordinário para levar combustível para lá.

Pousar em um aeroporto internacional, cujos serviços de imigração só estarão disponíveis em, digamos, seis horas, será um inconveniente terrível para a tripulação e uma tremenda irritação para os passageiros.

Esses são apenas alguns exemplos. Há os Notam para um aeródromo específico, para uma área de controle inferior (CTA), para uma área terminal (TMA) ou, até mesmo, para uma ou mais regiões de voo (FIR).

Primórdios 

Tendo suas origens nos primórdios da aviação, o sistema de emissão e o formato dos Notam refletem, até os dias de hoje, as limitações dos meios de comunicação da época.

Geralmente, as informações vêm em uma linguagem codificada e muito abreviada, o que dificulta a sua correta compreensão. Vejamos dois exemplos de Notam para o aeroporto do Galeão, no Rio:

K0106/23 NOTAMN 
Q) SBCW/QICAS/I/NBO/A/000/999/2249S04315W005 
A) SBGL 
B) 2301260900 C) 2302242359 
E) ILS ITB RWY 10 U/S 
CREATED: 24 Jan 2023 12:37:00  
SOURCE: SBRJYNYX

Primeira linha - é a série e o número do Notam (K0106), bem como o ano de sua emissão (/23). A letra N após o Notam indica que é um novo Notam. Poderia, por exemplo, ser um R, quando se trata de uma substituição de um Notam anterior, ou um C, quando este Notam cancela alguma informação anterior.

Q) - Essa é a descrição geral do Notam. Compreende a FIR aplicável (no caso, a FIR Curitiba - SBCW), o assunto (no caso, a inoperância de um sistema de aproximação por instrumentos, afetando as operações em um aeródromo - QICAS), quais tipos de voo serão afetados (/I para voos IFR, /V para voos VFR, /IV para ambos), seguido das letras N, B ou O, que significam: N - Atenção imediata dos tripulantes, B - Deve constar na informação do briefing pré-voo e O - Afeta as operações de voo. A letra A após NBO significa que é aplicável a um aeródromo (poderia ser um E, relacionado à informação de rota, ou W, relacionado a algum alerta) e os números 000/999 se referem aos limites inferior e superior de altitude aos quais o Notam se aplica (no caso, do FL000 ao FL999).

Por fim, há a coordenada (2249S04315W) e o raio de ação do Notam (005 milhas ao redor da coordenada). Após estas informações, vêm a data de criação (CREATED: 24 Jan 2023 12:37:00) e a identificação do órgão responsável pela emissão do Notam (SOURCE: SBRJYNYX). 

K1543/22 NOTAMR K1542/22 
Q) SBCW/QWPLW/IV/M/W/000/120/2252S04323W001 
A) SBGL 
B) 2211300900 C) 2302282359 
D) DLY 0900-2359 
E) PJE SUBJ AUTH/COOR RIO-APP WILL TAKE PLACE CENTER COORD 225227S0432318W (CAMPO DOS AFONSOS, RJ) RADIUS 1NM RESTRICTED (COOR SBR 304) 
F) SFC G) FL120 
CREATED: 30 Nov 2022 05:34:00  
SOURCE: SBRJYNYX

A) - Refere-se ao aeródromo afetado pelo Notam, no caso o Galeão (SBGL). 
B) - Início da validade do Notam. Devemos ler “de trás para frente”. Neste exemplo, 2301260900 deve ser fragmentado em 23/01/26/09:00 ou seja, das 09:00Z do dia 26 de janeiro de 2023.  
C) - Fim da validade do Notam. Da mesma maneira que, em B, lemos ao contrário. No caso, o Notam é válido até as 23:59Z do dia 24 de fevereiro de 2023.  
D) - Período em que o Notam está ativo. No exemplo 2, o Notam está ativado diariamente das 09:00Z às 23:59 Z.  
E) - Descrição da natureza do evento gerador do Notam. No exemplo 1, o transmissor de localizer do ILS da pista 10 (ILS ITB RWY 10) está inoperante (U/S). No exemplo 2, temos um exercício de lançamento de paraquedistas (PJE) sujeito à autorização/coordenação com o controle Rio (SUBJ AUTH/COOR RIO-APP), que terá como centro as coordenadas 22⁰ 52’ 27” S / 043⁰ 23’ 18” W (COORD 225227S0432318W CAMPO DOS AFONSOS, RJ), em um raio de uma milha (1NM), correspondente à área restrita SBR304.  
F) - Altitude mínima de efetividade do Notam, no exemplo 2, a superfície (SFC).  
G) - Altitude máxima de efetividade do Notam, no exemplo 2, o FL120.

Uma lista completa com todos os códigos pode ser encontrada clicando aqui. Enquanto as abreviaturas podem ser encontradas clicando aqui

Desafios 

Como se pode perceber, não é uma informação escrita em linguagem clara, por exemplo: “Das 09:00Z do dia 26 de janeiro de 2023 até as 23:59Z do dia 24 de fevereiro de 2023, o ILS ITB da pista 10 do aeroporto do Galeão (SBGL) estará inoperante”.

Como se não bastasse, muitos destes Notam apresentam informações que não são pertinentes a um determinado voo. Por exemplo, se formos sobrevoar o Galeão no FL370, ou se formos operar fora do horário compreendido das 09:00Z às 23:59Z, a atividade de paraquedismo não vai impactar nossa operação.  

Esse é um dos grandes desafios que os pilotos enfrentam. Como filtrar em uma imensa quantidade notificações aquelas que realmente vão afetar o seu voo? Uma informação lida de maneira errada, ou pior, perdida em um mar de Notam não relevantes pode causar um incidente grave ou até um acidente.  

MH17 Ucrânia
Um Notam mal escrito e vago foi uma das causas do ingresso do Boeing 777 da Malaysia Airlines em uma zona de guerra - Foto: State Aviation Administration of Ukraine

Uma aeronave da Air Canada se aproximou por engano para uma taxiway em San Francisco. A tripulação não estava ciente de que uma das pistas estava fechada, informação que constavam em Notam, e confundiu a iluminação da taxiway paralela com a da pista.

Houve casos em Hamburgo, onde duas aeronaves ingressaram em uma área da pista de pouso que estava em obras.

Um Notam mal escrito e vago foi uma das causas do ingresso do Boeing 777 da Malaysia Airlines em uma área de conflito antes de ser abatido na Ucrânia.

No intuito de se precaver contra um eventual processo por responsabilidade civil, as autoridades emitem um Notam por todo e qualquer motivo que julguem necessário, mesmo que a informação contida não venha a afetar a segurança da operação, ou não seja pertinente a uma determinada categoria de aeronave. Isso gera uma imensa quantidade de informação que os tripulantes devem estar cientes antes do voo, ao menos em teoria.

No incidente com a aeronave canadense, a informação crucial que a tripulação precisava saber (o fechamento de uma das pistas) estava na página 8 de 27 da documentação. Em alguns voos, a quantidade de Notam pode chegar a espantosas 200 páginas.

Agora, imagine a seguinte situação. Alguém lhe entrega um livro de 200 páginas e fala: “Ache no meio desse livro uma informação crítica que pode acabar com sua carreira, ou até com sua vida. Você tem 45 minutos para isso”.

Novas ferramentas

Para separar o “joio do trigo”, alguns serviços de planejamento de voo (LIDO e Jeppesen, por exemplo) conseguem incluir na documentação pré-voo apenas os Notam válidos e pertinentes à operação, já prevendo possíveis desvios para aeródromos de alternativa.

Ainda assim, ler, assimilar e priorizar todo o material, em tempo hábil, não é uma tarefa simples.  

Notam
Na data de publicação desse artigo havia 621 NOTAM correspondentes à FIR SBBS

Nos últimos anos, a Organização Internacional da Aviação Civil (Icao, na sigla em inglês) iniciou uma campanha para renovar o sistema de Notam. O primeiro passo foi excluir uma série de informações que estavam desatualizadas (o prazo de validade de um Notamé é de até 90 dias) e mover muitas das informações permanentes para os suplementos AIP.

Grupos de trabalho privados como o FixingNotams.org e o OPSGroup estão trabalhando para criar filtros para informações relevantes, além de incluir informações críticas no começo da lista de Notam e, principalmente, usar uma linguagem clara, de fácil interpretação. 

A boa notícia é o Digital Notam, que integra os serviços de informação com a interface dos sistemas de planejamento, gerenciamento de voo e Electronic Flight Bags. Assim, uma informação de fechamento de um determinado espaço aéreo passa a ser mostrada de maneira gráfica nas cartas de rota, em vez de ser uma miríade de coordenadas geográficas. Da mesma maneira, uma taxiway fechada será mostrada como tal, diretamente no Electronic Flight Bag, e apenas nos dias e horários em que o Notam estiver ativo. 

Com a evolução tanto das aeronaves como de sistemas de navegação e gerenciamento de voo, chega a ser irônico o fato de usarmos uma tecnologia dos anos 1920 para o fornecimento de informações tão importantes.

Por Paulo Marcelo Soares*
Publicado em 05/01/2024, às 13h00


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