Durante a Queda de Saigon o major Buang-Ly embarcou sua família em um pequeno monomotor e pousou em porta-aviões dos EUA
Em abril de 1975, um pequeno monomotor de dois lugares pousou em um porta-aviões dos Estados Unidos, com sete pessoas a bordo, que fugiam do Vietnã após a tomada de Saigon pelo exército norte-vietnamita.
Os tripulantes do porta-aviões USS Midway viram um pequeno Cessna O-1 Birdog no horizonte que logo começou a circular o navio balançando as asas, para em seguida voar rente ao convés, repetindo a manobra por três vezes, onde tentou jogar um bilhete que dizia: "Eu posso pousar na sua pista? Poderiam, por favor, deslocar os helicópteros para um lado da pista? Eu tenho mais uma hora de combustível. Por favor, poderiam me resgatar?", e assinou major Buang, esposa e cinco crianças.
Em 29 de abril de 1975, o major Buang-Ly, da Força Aérea do Vietnã, embarcou em um avião Cessna O-1 Birdog com sua esposa e cinco filhos com o objetivo de escapar dos vietcongues que estavam próximos à cidade de Saigon.
Com apenas uma hora de combustível restante, o piloto avistou um porta-aviões no horizonte e decidiu se dirigir para lá.
O capitão Lawrence Chambers, comandante de Operações Aéreas do USS Midway, permitiu o pouso arriscado do Birdog, mesmo sabendo que o avião não tinha gancho de frenagem.
O pouso no porta-aviões:
O avião circulou o navio, balançando as asas, e fez três tentativas de jogar um bilhete no convés para comunicar seu pedido de pouso.
O major Buang-Ly solicitou permissão para pousar e pediu que os helicópteros fossem deslocados para liberar espaço na pista.
O USS Midway estava lotado com aeronaves durante a saída do Vietnã, mas o capitão Chambers decidiu trazer todos os sete ocupantes do avião para bordo.
Preparativos foram feitos, incluindo o lançamento de helicópteros ao mar e virar o navio contra o vento.
O major vietnamita fez a aproximação final e conseguiu pousar com sucesso no porta-aviões, mesmo sem um gancho de parada, rolando quase até o final da pista angular.
A tripulação do convés correu para segurar o avião antes que o vento o jogasse no mar.
Recepção e apoio aos fugitivos:
O major Buang-Ly e sua esposa saíram do avião com um bebê no colo e retiraram seus outros quatro filhos do assento traseiro.
Os militares decidiram estabelecer um fundo para ajudar a família vietnamita a se estabelecer nos Estados Unidos.
Desfecho da história:
O major Buang-Ly e sua família se tornaram cidadãos americanos e passaram a viver na Flórida.
O avião em que eles fugiram do Vietnã está exposto no Museu Nacional de Aviação Naval, na Base Aeronaval de Pensacola, também na Flórida.