Beechcraft Denali deverá atender ao transporte regular de passageiros e ainda terá versão executiva
Primeiro voo do Denali ocorreu dentro do cronograma atual estabelecido pela Textron | Foto: Textron
A Textron realizou o primeiro voo com o Denali, o mais novo turbo-hélice da Beechcraft. A decolagem inaugural ocorreu está manhã (local), no aeroporto nacional Wichita Eisenhower, no estado do Kansas. O voo durou 2h50 e novo avião atingiu uma altitude de 15.600 pés (4.680 metros) e uma velocidade máxima de 180 nós (330 km/h).
O novo avião foi lançado em 2015, durante o Air Venture, em Oshkosh, ainda sob a marca Cessna, também parte do grupo Textron, mas foi recentemente redesignado para a família Beechcraft que vai reunir os novos lançamentos de turbo-hélices do conglomerado norte-americano.
O Denali está equipado com aviônicos Garmin G3000 com tela sensível ao toque, incluindo três displays de 14 polegadas, visão sintética, ADS-B In/Out e radar meteorológico.
A aeronave conta com uma ampla área interna, podendo ser utilizado para transporte regular de passageiros ou executiva. O modelo conta com uma porta de carga traseira de 53 por 59 polegadas, um sistema de pressurização digital que mantém a altitude de cabine em 6.130 pés quando voando a 31.000 pés. Além disso um lavatório modular é oferecido como opcional e pode ser instalado no fundo do avião.
Latam lidera mercado brasileiro novamente em outubro, diz Anac
Na versão executiva o Denali oferece seis poltronas reclináveis individuais, mesas em configuração club-seat. Já no padrão de transporte regional é possível instalar até nove assentos voltados para a frente em uma configuração de alta densidade.
“Certamente, esse modelo será muito bem recebido pelo mercado brasileiro, principalmente pelos proprietários de turboélices e pistões, que desejam mudar para uma aeronave com maior desempenho e experiência aprimorada para os passageiros”, explica Leonardo Fiuza, presidente da TAM Aviação Executiva.
Beechcraft Denali iniciou a campanha de ensaios em voo e deverá ser certificado até 2023 | Foto: Divulgação
O primeiro voo ocorreu semanas após os ensaios bem-sucedidos em solo, incluindo o acionamento e funcionamento do motor GE Catalyst, instalado no protótipo. O motor de 1.300 shp conta com Fadec e fornecerá manutenção simplificada, sem inspeção de seção quente de meia-vida. O Catalyst também pode operar com combustível de aviação sustentável, reduzindo as emissões de carbono.
Segundo a Textron, mais dois protótipos do Denali vão ser incorporados a campanha de ensaios em voo, além dos três modelos destinados aos testes de solo. A certificação do Denali é esperada para ocorrer em meados de 2023.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 23/11/2021, às 17h00 - Atualizado em 24/11/2021, às 13h34
+lidas