AERO Magazine
Busca

Primeiro voo no fim do ano

Beechcraft Denali conclui os primeiros testes com novo motor da GE

Beechcraft espera realizar o primeiro voo até o final do ano


Beechcraft Denali

Protótipo do novo Beechcraft Denali - Foto: Divulgação

O protótipo do novo Beechcraft Denali realizou os primeiros testes de solo com o motor GE Catalyst. O processo verificou a funcionalidade do sistema de combustível e da desempenho do proulsor, além da ‘interface’ de aviônicos e de sistemas elétricos da aeronave. Os ensaios estão sendo conduzidos no aeroporto internacional de Wichita (ICT), no Estado do Kansas, nos Estados Unidos.

Segundo o fabricante, todo o processo foi bem sucedido e o primeiro voo é previsto ocorrer até o fim do ano.

O Catalyst já completou mais de 2.400 horas de testes em solo. O motor é o mais recente projeto da GE, oferecendo potência de 1.300 shp, podendo operar com combustível de aviação sustentável (SAF). Um dos destaques do projeto é oferecer uma queima mais eficiente de combustível quando comparado aos modelos anteriores de turbo-hélices.

Outros dois protótipos do Denali estão em desenvolvimento, que serão inseridos na camoanha de testes de voo, enquanto três unidades adicionais serão usados para testes estáticos e de fadiga, além de desenvolvimento do interior de cabine. 

Segundo a Beechcraft a certificação do modelo está prevista para 2023. O Denali foi oficializado durante o EAA AirVenture, em Oshkosh, em 2016, sendo originalmente oferecido dentro da gama de protudos da Cessna. Recentemente a Textron reorganizou seu portfolio de produtos, passando o Denali para a linha Beechcraft.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Marcel Cardoso
Publicado em 27/08/2021, às 13h30 - Atualizado às 13h58


Mais Notícias