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NBAA-BACE 2019

Novo jato de longo alcance da Dassault começa a ganhar forma

Falcon 6X tem estrutura geral da fuselagem e asas concluídos, enquanto sistemas avançam nos testes


Dassault deverá concluir montagem da fuselagem do Falcon 6X nas próximas semanas

A Dassault Falcon apresentou durante a NBAA-BACE 2019 a evolução do programa Falcon 6X, que se aproxima da montagem final do primeiro avião de testes. A previsão é que o primeiro voo ocorra em 2021, com a certificação e entrega ocorrendo no ano seguinte.

As seções dianteira, central e traseira da fuselagem da primeira aeronave estão concluídas e estão programadas para serem unidas no final do mês, na fábrica da Dassault em Biarritz, França. A asa, atualmente montada nas proximidades de Martignas, deve ser unida à fuselagem na instalação de Bordeaux-Mérignac, no início do próximo ano.

“Tudo está indo conforme o planejado. O design foi congelado no início deste ano e o processo de fabricação está bem encaminhado ”, disse Eric Trappier, Presidente e CEO da Dassault Aviation.

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O desenvolvimento dos motores Pratt & Whitney Canada PW812D também está dentro do cronograma. A produção do PW812D, juntamente com a nacele produzida pela United Technologies será testada pela Pratt & Whitney em seu Flying Test Bed, visando amadurecer o motor antes da próxima campanha de testes de voo. Recentemente o motor concluiu os testes de certificação de alto risco, que incluem choques com pássaros, testes em clima quente e frio, incluindo gelo e despalhetamento do fan. Os seis motores utilizados na campanha de provas acumularam mais de 1.200 horas de testes. Ao todo, o núcleo do turbofan que conta com a tecnologia GTF, registrou mais de 14.000 horas em provas no banco de ensaios.

A Dassault também ressaltou que os principais sistemas de aeronaves, incluindo aviônicos, digitais, hidráulicos, de frenagem e elétricos, estão sendo validados em um banco de testes em Istres, nos arredores de Marselha. Os testes de bancada do sistema de controle de voo digital continuam ocorrendo em Saint-Cloud, perto de Paris, e está progredindo dentro do cronograma.

A Dassault espera manter o cronograma inclusive na fase de voos, não prevendo nenhum contratempo no desenvolvimento.

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Por Edmundo Ubiratan, de Las Vegas | Imagem: Divulgação
Publicado em 24/10/2019, às 15h00 - Atualizado às 19h04


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