Possibilidade de vendas no mercado global

Novo avião comercial russo realiza primeiro voo internacional

MC-21 faz sua estreia em evento na Turquia


Aproximação entre a Rússia e Turquia pode gerar novas parcerias no setor aeroespacial 

O MC-21-300, o novo avião comercial russo desenvolvido pela Irkut, fez sua estreia internacional ao pousar em Istambul, na Turquia, para participar do Teknofest 2019. O evento que ocorre no aeroporto de Atatürk e recebeu também a visita inédita do Su-57, o caça de quinta geração da força aérea da Rússia.

O avião decolou do aeroporto de Zhukovsky, nos arredores de Moscou, voando direto até a Turquia, em 3h30 de voo. O fabricante russo espera promover o modelo no mercado internacional e a aproximação estratégica entre Ancara e Moscou poderá representar uma potencial oportunidade de vendas para o MC-21.

LEIA TAMBÉM

O modelo é o primeiro avião comercial, com capacidade acima dos 120 assentos, projetado na Rússia desde o colapso da União Soviética. Um dos diferenciais iniciais do programa era contar com diversos fornecedores ocidentais, incluindo sistemas eletrônicos, aviônica e motores. Todavia, com a escalada nas tensões entre a Rússia e o Ocidente a Irkut passou a trabalhar em um projeto com o mínimo de sistemas produzidos fora da Rússia ou de seus parceiros.

A expectativa é que o MC-21 seja certificado em meados do próximo ano, ainda utilizando os motores Pratt & Whitney PurePower, com possibilidade de uma versão com maior número de sistemas russos ser homologada em seguida.

* MC-21 é o equivalente a sigla MS-21 no alfabeto latino. 

ASSINE AERO MAGAZINE COM ATÉ 76% DE DESCONTO

Por Edmundo Ubiratan | Fotos: Divulgação

Publicado em 19 de Setembro de 2019 às 15:00


Notícias MC-21 Irkut Su-57 Sukhoi