AERO Magazine
Busca

Os Red Tails

Avião da força aérea dos EUA ganha nome em tributo a pilotos afro-americanos da 2º Guerra

Treinador avançado foi batizado de Red Hawk, uma homenagem ao esquadrão Tuskegee


Treinador T-7A Red Hawk, um tributo aos pilotos negros que combateram na Segunda Guerra

A força aérea dos Estados Unidos definiu o nome do seu novo treinador avançado, baseado no programa T-X inspirado no legado dos Red Tails. O avião produzido pela Saab em parceria com a Boeing será designado como T-7A Red Hawk.

O nome é uma homenagem aos aviadores do Tuskegee, o histórico grupo de pilotos afro-americanos que combateram na Segunda Guerra. A aeronave utilizada na apresentação do nome ostentava as cores inspiradas nos Red Tais, com o tradicional vermelho vivo aplicado nos estabilizadores verticais.  

LEIA TAMBÉM

“O nome, Red Hawk, homenageia o legado dos aviadores de Tuskegee e presta homenagem às aeronaves de cauda vermelha da Segunda Guerra Mundia”, disse Matt Donovan, Secretário interino da Força Aérea, durante conferência anual do Air, Space and Cyber.

Os pilotos do Tuskegee superaram a barreira social vigente nos Estados Unidos e voaram na Segunda Guerra, com os caças P-39, P-40, P-47 e P-51, em missões de escolta aos bombardeiros aliados que atacavam a Alemanha.

Entre as homenagens a força aérea relembrou o tenente-coronel Robert Friend, que morreu em junho aos 99 anos e durante a Guerra realizou 142 missões de combate com os Red Tails, além de também ter servido durante as guerras da Coréia e do Vietnã.

A força aérea norte-americana deverá receber em breve os primeiros novos jatos de treinamento, que vão substituir os atuais T-38 Talon, produzidos pela Northrop Grumman, alguns dos quais datam de meados da década de 1960. O contrato para fornecimento do novo avião foi formalizado com a Boeing, em parceria com a Saab, e foi orçado em US$ 9,2 bilhões, prevendo a compra 350 aeronaves. No futuro o contrato poderá ser ampliado para mais de 1.000 aviões.

ASSINE AERO MAGAZINE COM ATÉ 76% DE DESCONTO

Redação
Publicado em 17/09/2019, às 12h00 - Atualizado às 20h47


Mais Notícias