AERO Magazine
Busca

Cliente secreto

Nova versão do F-35 será desenvolvida para cliente desconhecido

Pentágono concedeu contrato milionário para fabricante do caça stealth


Nos EUA a versão F-35A é utilizada exclusivamente pela força aérea (Usaf)  | Foto: Divulgação

A Lockheed Martin recebeu um contrato milionário para a produção de uma nova versão do caça furtivo F-35 Lightning II, a informação foi divulgada em comunicado do Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DoD, na sigla em inglês), publicado nesta segunda-feira (27).

Uma questão interessante desta nova variante é que não foi informado qual será o cliente que vai utilizar a aeronave, o que abre uma cadeia de especulações, que vão desde as forças armadas dos EUA, até algum aliado internacional.

"A Lockheed Martin Corporation recebeu um contrato de incentivo que fornece engenharia e outras atividades relacionadas em apoio ao projeto e desenvolvimento de uma variante de aeronave Joint Strike Fighter (F-35) sob medida para um estrangeiro não especificado", publicou o DoD.

Os trabalhos no desenvolvimento da nova versão serão feitos principalmente na unidade do fabricante Lockheed Martin em Fort Worth, Texas, mas outros estados e o Reino Unido também irão participar, com construção de partes da aeronave ou então de peças a serem montadas no caça.

O desenvolvimento da nova variante, que ainda não recebeu nome, deverá ser concluída em dezembro de 2026.

Porém, não foi informado quais características da nova versão, tampouco as diferenças em relação as três versões já existentes.

Saiba Mais

Atualmente existem três versões do F-35, a versão de pouso e decolagem convencional, F-35A, a versão de decolagem curta e pouso vertical, F-35B e por último a versão F-35C, que opera usando o tradicional sistema da catapulta para decolagem e do gancho de parada para o pouso em porta-aviões. Ainda existe a versão F-35I Adir, uma versão exclusiva utilizada pela força aérea de Israel.

A Itália foi uma das primeiros países a receber unidades do caça de quinta geração  | Foto: Divulgação

O caça furtivo têm ganhado notáveis compras fora dos Estados Unidos, países como Reino Unido, Itália, Austrália, Israel, Japão, Noruega, Holanda, entre outros, estão recebendo suas unidades ou então assinando acordos de compra.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 28/12/2021, às 11h25 - Atualizado em 29/12/2021, às 00h30


Mais Notícias