AERO Magazine
Busca

Vencedor

Caça brasileiro é derrotado na Finlândia

Helsinque escolheu oficialmente o F-35 como seu novo caça


Lockheed Martin F-35

F-35 tem ampliado total de novos acordos com nações além do Joint Strike Fighter

A Finlândia confirmou oficialmente a escolha do caça Lockheed Martin F-35A para equipar sua força aérea. Ao todo o país nórdico vai adquirir 64 caças de 5º geração, adicionando assim uma nova capacidade a seu inventário.

Conforme adiantado pela AERO Magazine, a Finlândia deveria optar pelo caça furtivo superando os principais rivais, em especial o F/A-18 Super Hornet, modelo de geração superior ao F/A-18 Hornet, já utilizados pela força aérea finlandesa. A confirmação do anúncio aconteceu hoje (10), durante uma transmissão ao vivo no YouTube, o encarregado do aviso foi o ministro da defesa, Antti Kaikkonen.

Ainda de acordo com as informações oficiais o F-35 o acordo oferecido pela Lockheed martin foi o de menor custo em termos de compra. Já na parte de desempenho militar o caça norte-americano foi considerado“o melhor nos requisitos finlandeses. Além disso foi dito que as capacidades gerais da do caça para o combate, reconhecimento e sobrevivência são as melhores”.

F-35 e F/A-18 Hornet

Além da Finlândia a Suíça também optou pelo F-35A neste ano | Foto: Força Aérea da Finlândia

Os F-35A da Finlândia serão do Bloco 4, a versão mais recente do caça stealth. Também está no contrato treinamento e manutenção necessárias para os militares finlandeses.

A aeronave foi a vencedora do programa HX, uma competição entre vários caças para equipar força aérea da Finlândia. Além do F-35, também concorreram o Saab Gripen E, Dassualt Rafale, o Boeing F/A-18 E/F Super Hornet e o Eurofighter Typhoon.

Havia a expectativa de sucesso do Gripen E, graças a excelente relação diplomática e industrial entre a Finlândia e a Suécia. Porém, os desafios geopolíticos em relação a Rússia podem ter impactado na escolha do F-35.

A frota dos novos aviões irá ocupar o lugar dos F/A-18 Hornet, que devem ficar na ativa até o ano de 2025.

O Canadá também tem um programa de renovação de sua frota de caças, na disputa, está o Gripen E e o F-35A. O governo canadense emitiu recentemente um comunicado oficial informando que apenas os dois concorrentes seguem na competição, excluindo o Boeing F/A-18 E/F Super Hornet.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 10/12/2021, às 15h30 - Atualizado às 18h36


Mais Notícias