Helsinque escolheu oficialmente o F-35 como seu novo caça
F-35 tem ampliado total de novos acordos com nações além do Joint Strike Fighter
A Finlândia confirmou oficialmente a escolha do caça Lockheed Martin F-35A para equipar sua força aérea. Ao todo o país nórdico vai adquirir 64 caças de 5º geração, adicionando assim uma nova capacidade a seu inventário.
Conforme adiantado pela AERO Magazine, a Finlândia deveria optar pelo caça furtivo superando os principais rivais, em especial o F/A-18 Super Hornet, modelo de geração superior ao F/A-18 Hornet, já utilizados pela força aérea finlandesa. A confirmação do anúncio aconteceu hoje (10), durante uma transmissão ao vivo no YouTube, o encarregado do aviso foi o ministro da defesa, Antti Kaikkonen.
Ainda de acordo com as informações oficiais o F-35 o acordo oferecido pela Lockheed martin foi o de menor custo em termos de compra. Já na parte de desempenho militar o caça norte-americano foi considerado“o melhor nos requisitos finlandeses. Além disso foi dito que as capacidades gerais da do caça para o combate, reconhecimento e sobrevivência são as melhores”.
Academia da Força Aérea recebe os quatro primeiros T-27 modernizados
Os F-35A da Finlândia serão do Bloco 4, a versão mais recente do caça stealth. Também está no contrato treinamento e manutenção necessárias para os militares finlandeses.
A aeronave foi a vencedora do programa HX, uma competição entre vários caças para equipar força aérea da Finlândia. Além do F-35, também concorreram o Saab Gripen E, Dassualt Rafale, o Boeing F/A-18 E/F Super Hornet e o Eurofighter Typhoon.
Havia a expectativa de sucesso do Gripen E, graças a excelente relação diplomática e industrial entre a Finlândia e a Suécia. Porém, os desafios geopolíticos em relação a Rússia podem ter impactado na escolha do F-35.
Finland Selects the F-35
— F-35 Lightning II (@thef35) December 10, 2021
The Finnish government chose the F-35 as the winner of the HX Program. By selecting the F-35, Finland gains a significant capability to ensure stability in the region. pic.twitter.com/mcjY5WMm1z
A frota dos novos aviões irá ocupar o lugar dos F/A-18 Hornet, que devem ficar na ativa até o ano de 2025.
O Canadá também tem um programa de renovação de sua frota de caças, na disputa, está o Gripen E e o F-35A. O governo canadense emitiu recentemente um comunicado oficial informando que apenas os dois concorrentes seguem na competição, excluindo o Boeing F/A-18 E/F Super Hornet.
Por André Magalhães
Publicado em 10/12/2021, às 15h30 - Atualizado às 18h36
+lidas