AERO Magazine
Busca

F-35 pode ir para a Finlândia

Governo da Finlândia pode optar por caças furtivos F-35A

Caça norte-americano tem outros quatro modelos como concorrentes


O número de vendas internacionais do F-35 está crescente, inclusive na Europa | Foto: USAF

A Finlândia deverá divulgar em breve a escolha dos caças furtivos Lockheed Martin F-35A, para equipar sua força aérea. A informação foi divulgada pelo site finlandês Iltalehti, que baseou as informações com fontes não foram identificadas.

Caso isso se confirme, o país nórdico vai assinar um contrato bilionário para aquisição dos caças de quinta geração.

O anúncio oficial, segundo o site, poderia acontecer em até dez dias. A decisão finlandesa também inclui o sueco Saab Gripen E, que até o momento, a única venda internacional foi para o Brasil, com 36 unidades. Além disso, o Boeing F/A-18 E/F Super Hornet, o Dassault Rafale e o Eurofighter Typhoon também estão na disputa

Uma renovação na frota da Força Aérea da Finlândia é necessária, o país opera 64 unidades do F/A-18 Hornet, que devem ser aposentados entre 2025 e 2030, quando novas aeronaves serão incorporadas à frota finlandesa.

Além da disputa na Finlândia, o Canadá também tem um programa de renovação de sua frota de caças, na disputa, está o sueco Gripen E e o norte-americano F-35A, na semana passada, o governo canadense emitiu um comunicado oficial informando que apenas os dois concorrentes seguem na competição, excluindo o Boeing F/A-18 E/F Super Hornet.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 06/12/2021, às 11h10 - Atualizado em 09/12/2021, às 09h42


Mais Notícias