AERO Magazine
Busca

Prontos para operações

Holanda declara capacidade operacional inicial para o caça furtivo F-35A

Novos aviões de quinta geração irão substituir antiga frota de caças F-16


A Holanda recebeu seu primeiro caça furtivo em 2019  | Foto: Ministério da Defesa da Holanda

A Real Força Aérea da Holanda (Rnlaf, na sigla em inglês) declarou a capacidade operacional inicial (COI) de seus caças furtivos F-35A. A informação foi divulgada pelo ministério da defesa do país, nesta segunda-feira (27).

Os caças de 5º geração holandeses representam um marco significativo para a Rnlaf, pois é um grande passo na modernização da força aérea, bem como de suas capacidades.

Com o COI declarado, a Rnlaf se junta a um seleto grupo de oito países que operam o caça furtivo mais vendido do mundo. Recentemente a Finlândia optou pelo F-35, excluindo o sueco Saab Gripen E, o caça norte-americano também disputa no Canadá e tem como principal concorrente o caça adquirido pelo Brasil. 

“Com isso, estamos dando mais um passo importante em nossa transição para uma força aérea preparada para o futuro. Espero que em nosso caminho para a Capacidade Operacional Plena, entraremos em um período de forte implantação deste novo sistema de armas maravilhoso.”, disse Dennis Luyt, general e comandante da Real Força Aérea Holandesa.

As novas aeronaves irão substituir os F-16 fightning falcon que estão a mais de 30 anos em serviço na proteção do espaço aéreo do país.

O primeiro F-35A Lightning II chegou ao país em 2019, ao todo serão 46 unidades do caça furtivo, que deverão ser entregues até o final de 2024.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 27/12/2021, às 09h45 - Atualizado às 13h03


Mais Notícias