O Ciscea e a Omnisys assinaram um contrato para uma nova estação radar no oeste do estado de São Paulo
A Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (Ciscea) e a Omnisys assinaram recentemente um novo contrato para o fornecimento e instalação de uma nova estação radar de vigilância e controle do espaço aéreo no interior de São Paulo.
Os dois radares que integram a estação, o primário LP23SST-NG e o secundário RSM970S-NG, foram certificados pelo Ministério da Defesa como Produto Estratégico de Defesa (PED), serão fabricados na Região Metropolitana e instalados no município de Presidente Prudente.
Com capacidade de fornecer dados de altimetria e detecção de alvos lentos e rápidos, os sistemas da nova estação farão a identificação precisa das aeronaves em voo, aliada às funções de proteção eletrônica que possibilitam uma detecção com a mesma característica, mesmo sob interferências eletromagnéticas, sejam elas intencionais ou não.
Rodrigo Modugno, CEO da Omnisys, disse: “A Omnisys acumula a experiência de produção e entrega de mais de 130 radares para Controle e Gerenciamento de Tráfego Aéreo no Brasil. (...) A produção local não apenas reforça nosso compromisso com a inovação, mas também destaca a expertise brasileira em tecnologia aeroespacial”.
Segundo o fabricante, a estação radar de Presidente Prudente aumentará significativamente a capacidade de detecção de tráfegos não autorizados ou atividades ilícitas, desempenhando um papel decisivo das operações de vigilância do espaço aéreo nas regiões sul e centro-oeste do país.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 25/03/2024, às 15h20
+lidas