Primeiro teste experimental do radar M200 Vigilante foi realizado no aeroporto de Parintins, no Amazonas
A Embraer e o Exército Brasileiro finalizaram o primeiro teste do novo radar M200 Vigilante, que passou pelo exercício em ambiente representativo, incluindo o deslocamento do equipamento no KC-390 da Força Aérea Brasileira.
A operação foi realizada no aeroporto Júlio Belém (PIN), em Parintins, ao longo dos meses de junho e julho.
A localidade foi escolhida em virtude do Festival Folclórico de Parintins, um grande evento que acontece anualmente na cidade, e adiciona aumento expressivo no tráfego aéreo da região. No período, cerca de 800 operações de pousos e decolagens foram registradas no terminal da cidade.
“O Festival Folclórico de Parintins apresentou uma oportunidade de testar o desempenho do M200 Vigilante em um ambiente desafiador, como é o da Amazônia”, disse Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.
O radar M200 Vigilante foi transportado em um trajeto de três horas entre Campinas (VCP) e Parintins. O sensor acompanhou o tráfego aéreo em um raio de 200 km do aeroporto, de forma ininterrupta, paralelamente ao trabalho dos controladores de voo do Cindacta IV, órgão da FAB responsável pela coordenação aérea na região Norte.
Seu médio alcance é voltado para aplicações de Vigilância Aérea e Alerta Antecipado. Ele é capaz de detectar e rastrear posições e trajetórias, além de classificar os alvos detectados e possui um sistema integrado de geração de energia, que lhe garante autonomia de operação por até 48 horas, além da facilidade de transporte por plataformas terrestres e aéreas.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 28/08/2023, às 09h33
+lidas