AERO Magazine
Busca

Alerta!

Ninhos de insetos fazem aviões abortarem decolagens

Relatório de autoridades britânicas revelaram que insetos fizeram ninhos em tubos de pitot


Aeroporto de Heathrow

Casos ocorreram em julho de 2021, mas somente vieram a público na última semana | Foto: Divulgação.

Oito aviões tiveram de abortar decolagens do aeroporto internacional de Heathrow (LHR), em Londres, em julho, depois que ninhos de insetos, especialmente de vespas e de abelhas, estavam bloqueando seus tubos de pitot durante o procedimento. Um relatório sobre o caso veio a público somente na última semana.

Segundo a Agência de Investigação de Acidentes Aéreos do Reino Unido (Aiib), sete aeronaves eram da British Airways e uma era da Virgin Atlantic. Um Boeing 777-300ER de registro G-STBI, por exemplo, estava com o tubo do lado direito bloqueado por um destes ninhos, de acordo com o documento.

O caso acendeu um alerta para autoridades aeroportuárias locais, já que a alta incidência de insetos no último ano pode acarretar em uma nova onda já a partir do segundo trimestre, quando a primavera começa na região, o que pode fazer com que o número de ocorrências deste gênero volte a acontecer.

O relatório ainda informa que o tempo pelo qual algumas aeronaves ficaram inoperantes, por conta dos efeitos da pandemia de covid-19, fez com que insetos fossem atraídos. A Aiib explicou que os tubos de pitot são locais ‘ideais’ para que ninhos possam surgir.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Marcel Cardoso
Publicado em 06/02/2022, às 19h50 - Atualizado às 19h58


Mais Notícias