AERO Magazine
Busca

Espaço

NASA desafia estudantes em projetos 3D

Objetivo é construir contêineres espaciais em impressoras 3D


A NASA está procurando o auxílio de estudantes para projetar contêineres que poderiam ser utilizados no espaço. O 3-D Space Container Challenge é o segundo projeto da série Future Engineers Challenges, onde os estudantes devem criar e apresentar um modelo digital em 3D que julgam ter uso no espaço.

Por exemplo, na ISS (International Space Station) tudo precisa se acondicionado e amarrado, senão, simplesmente flutuará dentro da cabine. Esse é o motivo pelo qual os astronautas utilizam pequenos contêineres para tudo, desde peças de reposição, alimentos até material descartável. Mas isto é só o começo, nas futuras missões espaciais os astronautas terão de coletar todos os tipos de materiais, como asteroides, solo marciano, etc.

Esses contêineres também são vitais para a cultura de plantas no espaço, devendo proporcionar as raízes receber água e suas folhas receber CO2 – mesmo em gravidade zero. Atualmente os astronautas também utilizaram alguns contêineres para estudar as moscas das frutas. E, desde que elas só vivam 50 dias, podemos estuda-las para prever os efeitos dos voos espaciais nos seres humanos durante toda uma vida ou através de múltiplas gerações.

Ernesto Klotzel
Publicado em 21/05/2015, às 15h00 - Atualizado às 15h08


Mais Notícias