Cargueiro tático da Airbus amplia leque de missões e passa a contar com opção de reabastecedor aéreo
C295 amplia capacidade multimissão ao permitir a transferência de combustível em voo
A Airbus completou os primeiros testes com o turbo-hélice multimissão C295 atuando como reabastecedor. O primeiro contato com transferência de combustível, para outro C295, ocorreu de acordo com o previsto.
O ensaio deu prosseguimento aos testes realizados em dezembro quando o avião já havia realizados os primeiros ensaios de ‘contato seco’, sem a transferência de combustível. O último voo incluiu a realização de cinco abastecimentos em voo, transferindo 1,5 toneladas de combustível em condições diurnas e em velocidades variaram de 185 km/h a 240km/h.
Os ensaios também incluíram operações de proximidade em posição de pré-contrato para com um caça F/A-18 da força aérea espanhola. “Os testes bem-sucedidos ampliarão a versatilidade do C295 em operações táticas, incluindo missões de reabastecimento para helicópteros, além de aviões de transporte e de combate”, ressalta o comunicado da Airbus.
A conclusão bem-sucedida dos testes torna o C295 capaz de realizar operações multifuncionais sob todas as condições climáticas. A expectativa é concluir os ensaios em voo e obter a certificação para a nova missão até o final do ano.
Por Gabriel Benevides
Publicado em 03/02/2020, às 11h00 - Atualizado às 11h19
+lidas