AERO Magazine
Busca

Menos consumo e menos poluição

Motores encomendados por empresa sueca geraram 15% de economia

SAS confirma escolha do LEAP-1A para equipar aviões do novo contrato para a família A320neo


SAS foi uma das primeiras empresas aéreas a receber os A320neo equipados com motores CFM Leap-1A

A Scandinavian Airlines (SAS) selecionou os motores CFM International Leap-1A para equipar os 35 aviões da família A320neo encomendados. O pedido inclui oito motores sobressalentes e um contrato de suporte de Taxa por hora de voo (RPFH, na sigla em inglês), está avaliado em US$ 2,9 bilhões no preço de lista.

A definição dos motores Leap-1A era esperada, já que os primeiros A320neo da frota já utilizam o propulsor franco-americano. O pedido junto a Airbus foi anunciado em abril de 2018.

Atualmente a SAS opera um total de 44 Airbus A320 e um A321LR, com plenos de receber nos próximos meses mais dois A321LR, que serão destinados aos voos para os Estados Unidos. A empresa tem buscado ampliar a oferta de voos em mercados internacionais secundários, onde pode voar com maior rentabilidade com aviões de corredor único.

Um dos destaques do acordo é o RPFH, que garante os custos de manutenção dos motores Leap-1A das companhias aéreas com base por hora de voo do motor. O sistema permite as empresas gerenciarem melhor os custos de manutenção e os prazos para manutenção dos componentes.

De acordo com dados da SAS, os motores Leap-1A oferecem uma redução de 15% no consumo de combustível e menores taxas de emissão de poluentes, como CO2 e níveis de ruído inferiores.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 18/02/2021, às 15h00 - Atualizado às 15h48


Mais Notícias