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Mercado de turboélices novos cresceu 17,4% no primeiro semestre de 2023

Segundo dados do GAMA o mercado de turboélices destinados a aviação de negócios manteve alta em relação ao ano passado


Pilatus
Pilatus

Os aviões turboélices pressurizados usado pela aviação de negócios registraram 290 entregas no primeiro semestre deste ano, alta de quase 17,4% quando comparado ao mesmo período de 2022. Os dados fazem parte do relatório da Associação dos Fabricantes de Aviação Geral (GAMA, na sigla em inglês).

Parte do aumento ocorreu pela maior produção de aeronaves pela Daher, que ampliou também as entregas tanto da família TBM quando do Kodiak. Atualmente a produção de aviões de negócios turboélices está concentrada nos Estados Unidos, França e Suíça, que respondem por praticamente a totalidade de aeronaves comercializadas no mundo. Os EUA seguem líder na produção e entrega, com 229 aviões nos primeiros seis meses do ano, seguido pela Europa com 60 unidades.

De forma isolada, a francesa Daher realizou a entrega de vinte TBM 960, sendo quatro no primeiro trimestre e outros dezesseis no segundo, além de um TBM 910 nos primeiros três meses do ano. Já o Kodiak, que segue produzido nos Estados Unidos, acumulou sete aeronaves entregues no primeiro semestre, sendo todos da série Kodiak 100, com duas no início do ano e cinco no segundo trimestre.

A Pilatus obteve uma alta no período, com cinco PC-12 adicionais, quando comparado ao primeiro trimestre de 2022, registrando 39 entregas. Assim como a rival, a maior parte da demanda ocorreu no segundo trimestre, quando foram entregues 28 aviões, ante onze nos primeiros três meses do ano.

Quem também apresentou melhora em 2023 foi a Piper, onde o M600 saiu de catorze entregas no ano passado para dezoito no primeiro semestre de 2023, sendo onze no segundo trimestre e sete no primeiro.

Por fim, entre os monoturboélices a Epic Aircraft manteve a média do ano passado, com seis aviões no primeiro semestre, sendo dois nos primeiros três meses do ano e outros quatro no segundo trimestre.

A Textron Aviation, que lidera o mercado de multimotores turboélices, realizou dezenove entregas da família King Air, que apresentou considerável redução nos primeiros seis meses do ano, visto que em 2022 foram entregues trinta aeronaves. O King Air 260 segue na liderança, com treze aviões, sendo sete no primeiro trimestre e seis no segundo, enquanto o irmão maior, o King Air 360, teve cinco entregas nos primeiros três meses do ano e quatro no segundo trimestre. Já a família Caravan teve quarenta aviões entregues nos primeiros seis meses de 2023, inclusive para operadores brasileiros.

A italiana Piaggio Aeroespace, que há vários anos enfrenta uma série de dificuldades, ainda não teve entregas em 2023, enquanto no ano passado apenas um avião foi entregue no primeiro semestre.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 05/09/2023, às 11h00


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