AERO Magazine
Busca

Aviação de Negócios

Piper vende cinco unidades do Seminole DX à escola de aviação

Skyborne Airline Academy adquire cinco Piper Seminole DX equipado com motor ciclo diesel


Piper Seminole
Seminole DX oferece considerável redução nos custos operacionais quando comparado ao modelo abastecido com gasolina - Divulgação

A Piper Aircraft anunciou hoje (7), que a Skyborne Airline Academy confirmou a aquisição de cinco Piper Seminole DX, tornando-se a primeira escola de aviação dos Estados Unidos a incorporar a versão a ciclo diesel do bimotor.

O pedido marca um passo relevante na modernização de frotas de treinamento, com foco em eficiência operacional e redução de impacto ambiental. O motor oferece capacidade de ser abastecido com querosene de aviação, com menor custo e emissão de poluentes sensivelmente inferior a gasolina.

Desempenho e eficiência

Apresentado em julho, o Seminole DX é equipado com o motor DeltaHawk DHK4A180, de 180 hp, certificado pela agência federal de aviação civil dos EUA (FAA, na sigla em inglês). A aeronave oferece até 35% de redução no consumo de combustível em comparação à versão convencional, além de 32% de ganho na taxa de subida monomotor e 70% de aumento no teto absoluto de voo em condição monomotor. O modelo também incorpora aviônicos Garmin G1000 NXi.

Skyborne e a parceria com a Piper

Localizada na Flórida, a Skyborne já havia ingressado na Piper Flight School Alliance em 2023, inicialmente com onze unidades Pilot 100i, ampliando posteriormente a encomenda para mais de trinta unidades. A introdução do Seminole DX complementa o crescimento da frota.

O Seminole DX surge em um momento de crescente demanda por aeronaves mais econômicas e de menor emissão, especialmente em operações de treinamento intensivo. 

Por Marcel Cardoso
Publicado em 07/10/2025, às 12h24


Mais Notícias