AERO Magazine
Busca

EAA AirVenture 2025

Piper lança Seminole DX com motor diesel DeltaHawk

Nova versão do PA-44 terá motor DHK4A180, menor consumo e entregas a partir de 2026


Novo Seminole DX com motor diesel DeltaHawk deve ser certificado 2026, com as primeiras entregas previstas para 2027 - Piper
Novo Seminole DX com motor diesel DeltaHawk deve ser certificado 2026, com as primeiras entregas previstas para 2027 - Piper

A Piper Aircraft apresentou hoje (23), o novo Seminole DX, versão do bimotor PA-44 equipado com motor DeltaHawk ciclo diesel. O anúncio foi feito durante o EAA AirVenture 2025, que acontece em Oshkosh.

A aeronave será equipada com dois motores DHK4A180 de 180 hp, com ignição por compressão e certificação da FAA. Uma das vantagens do novo propulsor é permitir ser abastecido com querosene de aviação (JET A), reduzindo os custos e ampliando os prazos de revisão.

De acordo com a Piper, o Seminole DX apresenta ganhos operacionais relevantes em relação à versão atual do PA-44, com redução de 35% no consumo de combustível, aumento de 32% na taxa de subida com um motor inoperante e elevação de 70% no teto absoluto em voo monomotor. O motor DHK é compatível com combustíveis JET A e JET A-1, e a aprovação para uso com combustível sustentável (SAF) está em análise.

A previsão é que os testes de voo para certificação comecem em novembro de 2025, com homologação pela FAA esperada para o terceiro trimestre de 2026. A Piper estima iniciar as entregas no final de 2026 ou início de 2027, com aeronaves já identificadas como modelo 2027.

A integração dos motores será feita por meio de um STC exclusivo da Piper, utilizando o kit “firewall-forward” desenvolvido pela DeltaHawk, que inclui hélices tripá com função de full-feather e motores contrarrotativos. A aeronave também contará com sistema de controle de temperatura da cabine baseado no sistema de arrefecimento líquido dos motores, oferecendo maior controle térmico em operação.

A DeltaHawk será fornecedora exclusiva de motores a combustível pesado – nome técnico para esse tipo de propulsor – para a linha Seminole pelos próximos 20 anos, segundo o acordo de fornecimento de longo prazo assinado entre as empresas. A Piper projeta uma demanda de 25 a 40 unidades do Seminole DX por ano ao longo da próxima década.

A certificação internacional também está prevista, com processos junto às autoridades aeronáuticas, inclusive do Brasil.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 23/07/2025, às 15h01


Mais Notícias