Esquadrão VP-40 se torna operacional no novo avião de patrulha derivado do Boeing 737
Novos P-8A estão substituindo a antiquada frota de P-3C Orion da marinha dos EUA
A marinha dos Estados Unidos anunciou que o esquadrão de combate e patrulha VP-40, denominado Fighting Marlins, concluiu com êxito a transição do P-3C Orion para o P-8A Poseidon.
A transição teve início em novembro de 2019, com o início do treinamento para o P-8A sob as instruções do esquadrão VP-30, que já empregava o modelo, e foi concluído em 14 de maio de 2020.
O VP-30, responsável pelas transições para o P-8A está baseado em Jacksonville, na Flórida, desde 2012 se tornou a unidade responsável pelo processo de doutrina dos demais esquadrões da marinha norte-americana.
Durante a transição, o Fighting Marlins também recebeu instruções táticas e suporte de treinamento de outros comandos de Jacksonville, incluindo a Patrulha Marítima e a Escola de Armas de Reconhecimento e o VP-26 Tridents.
“O P-8 opera de maneira muito diferente do P-3, mas os fundamentos de ser um piloto permanecem os mesmos”, disse o tenente Alan Thornhill, piloto do VP-40. “A aeronave tem muito mais tecnologia [que o P-3C] e pode fornecer aos pilotos uma imensa quantidade de informações”, acrescentou.
Durante 7 meses o esquadrão VP-40 passou por três fases de transição, o que incluiu um treinamento em sala de aula, simulador de voo e treinamento a bordo. A fase final incluiu ataques reais com torpedos, em exercício contra um alvo de treinamento subterrâneo.
Com a transição concluída, o Fighting Marlins agora está se preparando para executar operações avançadas em todo o mundo e em todas as áreas de missão de patrulha marítima e reconhecimento, incluindo guerra antissubmarino, guerra antissuperfície, inteligência, pesquisa, vigilância, reconhecimento e busca de resgate.
Por Gabriel Benevides
Publicado em 04/06/2020, às 13h00 - Atualizado às 13h34
+lidas