AERO Magazine
Busca

Espera prolongada

Entrega dos novos caças F-16 da Bulgária vai atrasar

F-16 Block 70 vai substituir os antigos MiG-29 da força aérea búlgara


F-16 Block 70 é a versão mais atualizada do veterano caça norte-americano | Foto: Divulgação

A entrega de oito caças Lockheed Martin F-16 Block 70 para a Bulgária irá atrasar devido à pandemia de covid-19.

A informação foi confirmada por meio do ministro da Defesa da Bulgária, Stefan Yanev, em um comunicado no dia 25 de janeiro.

Segundo a revista Janes a Lockheed Martin estaria com atrasos na cadeia de suprimentos, que tem afetado também outros países que estão adquirindo o caça. Além disso, diversos segmentos da indústria estão sofrendo com falhas na cadeira de produção e logística.

Em julho de 2019, o governo búlgaro fez o pedido de oito novos caças F-16 Block 70 que deveriam ser entregues entre 2023 e 2024. O Saab Gripen E que concorria ao contrato garantia um prazo próximo do oferecido pelos norte-americanos, contudo, o avião foi excluído da concorrência do país.

Os novos aviões irão substituir a antiga frota de caças MiG-29 Fulcrum que estão carecendo de peças, mas algumas unidades devem ser mantidas para a segurança do país.

Entretanto, o país do leste europeu conta com apoio de países da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) que enviam caças para missões de policiamento aéreo. Atualmente a Espanha enviará algumas unidades do Eurofighter Typoon.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 01/02/2022, às 14h45 - Atualizado às 23h02


Mais Notícias