AERO Magazine
Busca

Veterano repaginado

Lockheed Martin amplia linha de produção do F-16

Aeronaves serão destinadas para força aérea de nações aliadas dos EUA


Nova linha de produção será a única destinada para a montagem do F-16

Para dar conta da crescente demanda dos novos F-16 Fighting Falcon para nações aliadas, a Lockheed Martin, em acordo com força aérea dos Estados Unidos (Usaf, na sigla em inglês), abrirá uma nova linha de produção para a construção do caça em Greenville, no estado da Carolina do Sul.

A nova linha de produção será a única do mundo, visto a desativação de outras unidades, como a planta industrial em Fort Worth, no Texas. Recentemente e, em nome de cinco parceiros militares estrangeiros, a Usaf concedeu para a Lockheed Martin um contrato para produção 128 unidades do F-16 Block 70/72, avaliados em aproximadamente US $14 bilhões, até 2026.

As primeiras unidades do F-16 deverão ser entregues em 2022, com previsão de aumento progressivo da sua produção para os próximos anos. Os novos caça de 4ª geração serão entregues para nações aliadas como o Bahrein, Eslováquia, Bulgária, Taiwan, entre outros. Alguns países manifestaram interesse além das primeiras entregas.

Com a estimativa da construção de mais aeronaves para os próximos anos, a Lockheed Martin afirmou sobre a possibilidade de um aumento na produção por conta dos pedidos sob análise do F-16 de outros parceiros militares estrangeiros.

Além dos esforços para a construção de novos F-16, também está em andamento a modernização 405 caças operados por quatro parceiros, que consiste na adição de um novo radar e outras atualizações para torná-los semelhantes com as últimas aeronaves que estão saindo da linha de produção.

Por Gabriel Benevides
Publicado em 21/05/2021, às 12h00 - Atualizado às 14h34


Mais Notícias