AERO Magazine
Busca

Marca histórica

Aviadora alemã atinge a marca de 900 voos de translado de aviões

Margrit Waltz é uma das mais experientes pilotos do mundo com 45 anos de profissão


Margrit Waltz a bordo do TBM 940

A piloto alemã Margrit Waltz é acumula mais de 45 anos de experiência e 900 voos de translado

A piloto Margrit Waltz completou a marca histórica de 900 voos de translado de aviões entre a Europa e os Estados Unidos.

A impressionante marca foi obtida no dia 14 de maio, após um voo de três dias entre a cidade francesa de Tarbes e o aeroporto de Delaware County perto de Muncie, no estado norte-americano de Indiana.

Considerada um dos pilotos mais experientes do mundo, a alemã Waltz realiza voos de translado há mais de 45 anos, um dos recordes neste tipo de operação. Por envolver viagens de aeronaves de pequeno e médio porte, que exigem uma série de escalas e pernoites para completar a entrega, o planejamento e experiência em voos em regiões remotas é um dos itens mais importantes da jornada.

Margrit Waltz

Waltz entregou aviões em diversos continentes, voando muitas vezes em regiões remotas do globo

O translado de um TBM 940, um dos monoturbo-hélices mais rápidos do mundo, começou em Tarbes, pousando na sequencia em Wick, no Reino Unido; Keflavik, Islândia; e Goose Bay do Canadá; Bangor, no Maine e Scranton na Pensilvânia, ambos já nos Estados Unidos, foram as escalas finais antes da entrega do avião em Delaware County.

“Sua carreira - que começou antes de o GPS estar disponível de forma confiável para uso na aviação, e antes de muitos avanços na aviônica que consideramos corriqueiros hoje”, destacou Nicolas Chabbert, vice-presidente sênior da Divisão de Aeronaves da Daher.

Além de comemorar a sua entrega de número 900, Waltz completa também 45 anos como piloto profissional. Quando iniciou sua carreira, em 1976, a maioria dos voos da aviação geral sobre áreas remotas dependia de uma navegação baseada em bússola, cartas e mapas impressos, tornado ainda mais complexa a atividade.

Margrit Waltz a bordo de um TBM

Note a diferença no cockpit entre os aviões dos anos 1990 (acima) e o atual TBM 940 (primeira foto da matéria)

Em 1991, Waltz foi um dos primeiros pilotos a voar um avião da família TBM através do Oceano Atlântico. Desde então, ela entregou mais de duzentos modelos da TBM na América do Norte, além de voar outros para a África, Ásia e Austrália.

Saiba mais...

Ainda que tenham sido três dias de viagens, o tempo total de voo foi de 15 horas e 38 minutos. O alcance máximo do avião, com capacidade total de combustível, é de 3.200 km, mantendo uma velocidade média de 252 nós (466 km/h). Caso o avião voe com máxima velocidade de cruzeiro, de 326 nós (600 km/h) o alcance é reduzido para apenas 2.666 km. Comparando com um avião comercial, como o Airbus A350-900, o alcance é de 15.000 km, permitindo fazer um voo entre a Europa e os Estados Unidos de forma direta.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 20/05/2021, às 09h30 - Atualizado às 09h55


Mais Notícias