AERO Magazine
Busca

Ataque aéreo

Helicóptero bombeiro russo ganha novo canhão controlado digitalmente

Modernização do Ka-32 adicionou novas capacidades e ampliou a disponibilidade em ambientes extremos


Ka-32 é um dos mais populares guindastes voadores da atualidade, atuando ainda como aeronave bombeiro

A Russian Helicopters anunciou a conclusão da modernização do helicóptero bombeiro Ka-32 (Ka-32A11M). O programa de atualização incluiu novos aviônicos, motores mais potentes e um sistema de combate a incêndios aprimorado. 

A previsão é que a aeronave seja apresentada ao público em julho, durante o Salão Internacional de Aviação e Espaço de Moscou (MAKS 2021), realizado em Zhukovsky, nos arredores de Moscou.

Segundo a Russian Helicopters, a nova suíte de aviônicos do Ka-32A11M é a mesma instalada nos helicópteros civis Ansat e Mi-38, tornando mais fácil a pilotagem e reduzindo a carga de trabalho. O modelo ainda recebeu novos equipamentos de navegação, optoeletrônicos e sistema de busca, inclusive com a opção de óculos de visão noturna.

Os novos motores VK-2500PS-02 foram projetados oferece melhor desempenho em ambientes quentes e montanhosos, locais frequentemente críticos em incêndios florestais, que além de favorecer a propagação do fogo, ainda dificulta a chegada de equipes de bombeiros. Conforme os cálculos do projeto, o motor permitirá ampliar a capacidade de carga nessas condições em 1.600 kg. 

O novo sistema contra incêndios SP-32, desenvolvido pela Мil & Kamov, conta com um tanque com capacidade para quatro toneladas de água dividido em quatro compartimentos. Com um sistema de lançamento controlado digitalmente é possível ajustar os ângulos de abertura do canhão de água. Além disso, todos os sistemas do SP-32 são aquecidos eletricamente, permitindo o seu uso mesmo em condições de inverno intenso, com temperaturas de até -20ºC.

Com mais de 240 unidades produzidas e considerado um guindaste voador, o Ka-32 foi desenvolvido ainda na era soviética e hoje opera em mais de trinta países em todo o mundo, na maior parte do tempo operando em içamentos em grandes obras de infraestrutura em locais remotos.

Com capacidade de transportar carga interna acima de três toneladas, o helicóptero se destaca ainda por poder transportar externamente até cinco toneladas.

Por Gabriel Benevides
Publicado em 20/05/2021, às 10h00 - Atualizado às 13h35


Mais Notícias