Somente no ano de 2024, foram contratados 316 comandantes e copilotos, sendo 130 acima do projetado
O Grupo Latam superou em 70% a meta de contratação de tripulantes técnicos para o ano de 2024 somente no Brasil. Segundo a empresa, foram 316 novos comandantes e copilotos(as) incorporados ao quadro de colaboradores da companhia no País, 130 acima do que estava projetado para o ano.
O grupo também anunciou que em 2024 um total de 316 tripulantes, tanto nas promoções de copilotos para comandantes, quanto na transição de profissionais que operavam a frota narrow-body (aeronaves de corredor único) para a operação de frota wide-body (aeronaves de dois corredores).
Com isso, foram mais 334 mil horas dedicadas ao treinamento de pilotos, tanto novatos quanto experientes, incluindo práticas em simuladores, cursos de introdução, eventos regulares e formações complementares. O volume representa um crescimento de 38% em relação ao total de horas treinadas em 2023, com um investimento de US$ 41 milhões para essas capacitações.
Conheça as etapas de treinamento para os pilotos da Latam:
O treinamento de tripulantes técnicos que acabaram de entrar na LATAM conta com uma duração média de 3 a 4 meses e é dividido em 3 fases:
Treinamento de Solo: primeira etapa, em que os novos pilotos estudam os sistemas da aeronave, temas técnicos, organizacionais, de legislação e regulamentação aeronáutica. Hoje, grande parte desse treinamento é online, enquanto os treinamentos práticos são realizados presencialmente na Academia Corporativa LATAM.
Simulador de Voo: após a conclusão da fase de treinamento de solo, avançam para o treinamento em simulador, realizado em duplas com um instrutor qualificado, em centros de treinamento certificados. Nesta fase, são preparados para lidar com cenários normais e anormais. O treinamento é finalizado com uma sessão de avaliação por um examinador credenciado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), que confirma a aptidão dos pilotos para prosseguir à fase final de treinamento.
Instrução em Rota: essa é a fase final e de adaptação aos voos da LATAM, em que os pilotos, acompanhados por um comandante instrutor, conhecem a rotina da empresa e se familiarizam com os seus aeroportos e locais de operação. Esta é a última etapa para qualificá-los como copilotos ou comandantes. Embora já estejam preparados desde a fase de instrução em simulador, devem passar por uma avaliação final em rota para voar regularmente sem a presença de um instrutor.
Após o treinamento inicial, todos os pilotos da LATAM passam anualmente por treinamentos e exames de revalidação.
Por Gabriel Benevides
Publicado em 02/01/2025, às 17h04
+lidas