AERO Magazine
Busca

Regularidade

Latam registrou bom desempenho operacional no Brasil

Latam foi a companhia aérea brasileira que apresentou o melhor índice de regularidade em voos domésticos nos últimos 12 meses


Airbus A320neo no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, uma das principais bases da Latam - Guilherme
Airbus A320neo no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, uma das principais bases da Latam - Guilherme

A Latam foi a companhia que apresentou o melhor índice de regularidade entre as companhias aéreas brasileiras, segundo indicadores de performance da Cirium, empresa de dados e análises da aviação.

De acordo com o relatório, de outubro de 2022 a setembro deste ano, a Latam cumpriu 98,73% dos voos programados no mercado doméstico brasileiro. No período foram realizados 462.550 pousos e decolagens em aeroportos do país.

Os bons números são resultados de ações estratégicas implementadas pela companhia que permitem aumentar a eficiência operacional, em meio a adversidades fora do controle da companhia, como por exemplo, determinadas condições climáticas e restrições regulatórias.

Entre as medidas estão a ampliação da conectividade, com uma malha aérea mais ajustada a parâmetros que consideram tanto o tempo de voo como a permanência da aeronave em solo, além da adição de novos aviões da família A320neo.

Outro fator chave e primordial está no reforço das equipes de manutenção nos principais centros de conexões (hubs) da empresa em Brasília e nos aeroportos de Guarulhos e Congonhas, em São Paulo.

A programação das escalas de pilotos e comissários garante de forma planejada, a robustez necessária para absorver todas as necessidades operacionais, mesmo diante de cenários e condições advsersas.

Para a alta temporada de verão, a Latam reforçará sua malha com a adição de novos voos, além do aumento de frequências em determinadas rotas que atendem a procura de final de ano.

No acumulado do ano até setembro, considerando todas as companhias aéreas do grupo Latam, a procura por voos da transportadora cresceu 24,4%, enquanto a capacidade aumentou 22,8%, resultando em uma taxa de ocupação de 82,3%.

Nos nove primeiros meses do ano foram transportados 53,8 milhões, alta de 18,8% na comparação anual.

Por Wesley Lichmann
Publicado em 23/10/2023, às 12h45


Mais Notícias