O sétimo Global 6000 da Força Aérea dos Estados Unidos será utilizado no Battlefield Airborne Communications Node (Bacn)
A divisão de defesa da Bombardier entregou o sétimo avião do modelo Global 6000 a um programa da Força Aérea dos Estados Unidos (Usaf).
A unidade do Battlefield Airborne Communications Node (Bacn) é uma plataforma de comunicações especializada, conhecida na USAF como E-11A, que faz parte de um contrato plurianual anunciado anteriormente e que representa um valor total potencial de cerca de US$ 465 milhões (R$ 2,34 bilhões).
Como parte do programa, os Global 6000 servem como gateways de comunicações de altitude elevada, retransmitindo ou conectando voz e dados entre as forças aéreas e de superfície, superando obstáculos tradicionais, como montanhas, terrenos acidentados ou distâncias. Apelidada de “Wi-Fi no céu” pela Usaf, a aeronave pode ser utilizada em todo o mundo.
A Usaf tem a opção da aquisição de uma aeronave adicional anualmente até 2026, conforme previsto em contrato. “A Bombardier Defense continua a fortalecer seus laços com a Força Aérea dos EUA e a fornecer suas renomadas plataformas utilizadas para reforçar a segurança nacional e internacional”, disse Jean-Christophe Gallagher, vice-presidente executivo de vendas de aeronaves da divisão de defesa do fabricante.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 23/10/2023, às 08h30
+lidas