AERO Magazine
Busca

Made in Brazil

KC-390 realiza exercício ao lado dos C-17 e C-130 nos EUA

Manobra militar envolveu o lançamento de paraquedistas do exército brasileiro e equipes da FAB


Embraer KC-390 amplia sua capacidade operacional durante exercício militar nos Estados Unidos

Na madrugada da última terça-feira (2) um KC-390 realizou o lançamento de paraquedistas em voos em conjunto com os cargueiros C-17 e C-130 da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF, na sigla em inglês), durante o Exercício Operacional Culminating.

O exercício que está ocorrendo na cidade de Alexandria, no estado norte-americano da Louisiana, marca uma importante etapa no desenvolvimento operacional do KC-390. O avião brasileiro que já realizou algumas missões no exterior, como demonstração em eventos e o apoio humanitário no Líbano, ainda não havia feito o lançamento de paraquedistas em uma situação próxima de uma situação de combate real.

De acordo com a Força Aérea Brasileira, a aeronave teve a oportunidade de operar, cumprindo todos os objetivos traçados, com aviões militares de transporte já consagrados e empregados em missões reais combate ao redor do mundo.

“Era um sonho imaginar que um produto da indústria aeronáutica nacional, fruto de décadas de desenvolvimento, poderia atuar lado a lado, em pé de igualdade, com aeronaves historicamente consagradas. Acabamos de provar que alcançamos, sim, esse tão desejado nível de maturidade técnica e operacional”, ressaltou Daniel Silva Fortes, tenente-coronel aviador e oficial de operações do 1° Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT).

A manobra correu dentro de um cenário complexo de missão, no chamado voo de pacote, quando várias aeronaves decolam em um curto espaço de tempo, realizando ações complementares. Um dos desafios foi a coordenação de missão, visto que diversas aeronaves decolaram de localidades diferentes, se encontrando em um ponto comum, onde seria iniciada a realização do exercício. Além do KC-390, participaram nove C-17 e quatro C-130, estes últimos da USAF, quando foram lançados cerca de 1.600 paraquedistas, além de 22 plataformas com equipamento pesado.

No caso empregado pelo KC-390, o objetivo foi o lançamento de paraquedistas para conquistar uma posição simulada por meio aéreo. Aproximadamente 120 paraquedistas do Exército Brasileiro, que participam do exercício em conjunto com o exército norte-americano.

"Nós percebemos que o KC-390 é uma aeronave que está compatível com esse tipo de cenário, assim como, a doutrina da FAB", complementou Fortes.

Outra etapa conquistada pelos militares do 1°GTT foi a operacionalidade completa da tripulação em lançamentos de paraquedistas. Pela primeira vez, o KC-390 realizou a missão de salto de militares com tripulação operacional 100% composta por militares da FAB.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 04/02/2021, às 16h00 - Atualizado às 22h52


Mais Notícias