AERO Magazine
Busca

Mais barato e versátil

Versão mais avançada do F-15 realizou o primeiro voo

Projeto F-15EX integra novo radar e sistemas mais poderosos que seu antecessor


F-15EX durante seu primeiro voo

F-15EX é uma evolução do projeto do veterano caça, que continua como um dos mais poderosos do mundo

O novo caça F-15EX completou o seu primeiro voo, iniciando uma breve campanha de ensaios, que deverá comprovar as alterações de projeto e o atendimento aos requisitos básicos do programa.

O voo inaugural teve duração de 90 minutos, com o caça decolando do aeroporto internacional St. Louis Lambert, nos arredores de Saint Louis, no estado do Missouri. Os primeiros testes validaram sistemas gerais do avião, que retornou na sequência para o aeroporto, onde estão as instalações da Boeing dedicada ao programa F-15EX.

Durante o voo, o piloto de testes, Matt Giese, realizou importantes verificações nos sistemas, software e aviônicos da aeronave. Uma equipe de testes realizou coletas de dados através de telemetria feita em tempo real, permitindo avaliar o desempenho do jato.

O início dos voos deverá permitir a entrega antecipada das duas primeiras unidades para a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF, na sigla em inglês) no primeiro trimestre de 2021.

A Boeing deverá verificar na campanha de testes a integração das novas tecnologias empregadas ao F-15EX, como novo controle de voo fly-by-wire, uma nova cabine digital, um radar AESA de última geração e o recém-lançado ADCP-II (computador de missão mais rápido do mundo).

Em julho do ano passado a USAF assinou com a Boeing um contrato para construir o primeiro de oito caças F-15EX, com um pedido que poderá chegar aos 144 aviões ao longo dos próximos anos

O F-15EX ainda poderá ampliar o desenvolvimento de novas variantes do F-15, mantendo a aeronaves em combate por mais duas décadas.

Por Gabriel Benevides
Publicado em 03/02/2021, às 16h50 - Atualizado às 16h59


Mais Notícias