AERO Magazine
Busca

Capacidade total

KC-390 Millennium obtém certificado de capacidade operacional plena

Cerimônia marcou entrega do sexto KC-390 para a FAB que conta agora com capacidade operacional plena


Aeronaves são operadas pela FAB em Anápolis e no Rio de Janeiro - Embraer
Aeronaves são operadas pela FAB em Anápolis e no Rio de Janeiro - Embraer

O Embraer KC-390 Millennium obteve o certificado de Capacidade Operacional Plena (FOC), que comprova que o avião pode realizar todos os tipos de missão planejadas durante seu desenvolvimento.

Em cerimônia realizada em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, a Embraer e a FAB atestaram que o KC-390  superou todos os requisitos definidos em projeto. O evento também marcou a entrega do sexto avião para a Força Aérea Brasileira, que foi também o primeiro já dentro da configuração FOC.

“É um momento único na história da Embraer. O C-390 está redefinindo o transporte aéreo militar e o espaço de reabastecimento, desafiando o pensamento por trás das plataformas de geração atual e futura, disse Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa e Segurança.

O C-390 é um avião de transporte multimissão, ou seja, cumpre diversas operações militares, incluindo transporte de tropas e paraquedistas, reabastecimento em voo, busca e salvamente, combate a incêndio, evancução aeromédica, dentre outros.

"Onde quer que seja, lá estará o Estado brasileiro; haverá a ordem e o progresso de uma nação que se alinha com a ideia de que o pleno desenvolvimento da democracia não pode prescindir da soberania inviolável. Por fim, desejo que esses sentimentos de “brasilidade” e orgulho, que ora vivenciamos, venham à tona em cada cidadão, ao contemplar os céus e constatar que as “asas que protegem e integram o país” e a Embraer caminham unidas no propósito de garantir um futuro sólido com a estatura estratégica do nosso querido Brasil", disse Marcelo Kanitz Damasceno, comandante da Aeronaútica.

Atualmente a FAB opera com o KC-390 em duas bases aéreas, a ALA - 2, em Anapólis, através do 1º GTT - Esquadrão Zeus; e a ALA-11, no Rio de Janeiro, no 1º/1º GT - Esquadrão Gordo.

Após uma série de renegociações e mudanças contratuais, está previsto que sejam entregues para a FAB um total de de quinze unidades, oito a menos do que o contrato original.

Por ora, o C-390 Millennium também tem contratos internacionais de aquisição, com Portugal tendo encomendado cinco unidades, seguido da Hungria com mais duas aeronaves e a Holanda, também com cinco. Vale ressaltar que os três países são membros da da OTAN.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner

Por André Magalhães
Publicado em 03/04/2023, às 19h30 - Atualizado em 04/04/2023, às 10h00


Mais Notícias