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Embraer KC-390 faz primeiro reabastecimento em voo

Durante voo de teste o Embraer KC-390 transferiu combustível para caças F-5EM


Além da missão de Revo,o KC-390 também pode desempenhar diversas operações - Acervo 1º GTT/ FAB
Além da missão de Revo,o KC-390 também pode desempenhar diversas operações - Acervo 1º GTT/ FAB

O Embraer KC-390 realizou a primeira operação de rebastecimento em voo (Revo, na sigla técnica) na Força Aérea Brasileira.

A missão ocorreu no dia 9 de agosto, sobreo estado do Rio de Janeiro e contou com militares dos dois esquadrões que operam o avião, o 1º GTT - Esquadrão Zeus, baseado em Anápolis, e do 1º/1º GT - Esquadrão Gordo, sediado no aeroporto do Galeão, bem como por instrutores da Embraer.

O objetivo do ensaio foi transferir combustível para caças F-5EM do 1°GAVCA, sediado na base aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro.

Os caças receberam um total de 2.900 quilos de combustível, com o abastecimento ocorrendo através do sistema de probe e cesta, onde uma magueira ligada ao tanque do KC-390 tem na ponta uma cesta, onde o local onde o piloto conecta o probe do caça.

"Demos mais um passo no processo de preparo de nossas tripulações da aeronave Multimissão KC-390 Millennium. A capacidade de realizar reabastecimento em voo em um país de dimensões continentais como o Brasil é essencial em um Teatro de Operações moderno e nos deixa mais próximos da excelência operacional almejada”, destacou Renato Leal Leite, comandante da base aérea de Anapólis e diretor do exercício.

Militares da FAB diante do KC-390
Missão incluiu militares da FAB e instrutores da Embraer. Note na ponta da asa o sistema modular de reabastecimento em voo

Segundo a Embraer, o KC-390 é capaz de transferir até 25 toneladas de combustível, para aviões e helicópteros, com uma razão miníma de 800 litros por minuto. 

As tripulações dos dois esquadrões que operam com os C-390 realizaram vários treinamentos com o cargueiro, estando agora estão aptos a conduzirem também a função de reabastecimento em voo, o que justifica justamente o nome KC-390, visto que o K se refere a específica missão de reabastecedor.

O C-390 Millennium pode receber o kit de reabastecedor de forma modular, sendo empregado apenas quando necessário. O avião, que é o maior e mais pesado já desenvolvido no país, se tornou o principal vetor logístico da FAB nos últimos meses.

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Por André Magalhães
Publicado em 19/08/2022, às 07h00


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