Air Canada retoma gradualmente seus voos após acordo com o sindicato de comissários
A Air Canada iniciou na última terça-feira (19), a retomada gradual de seus voos, após acordo mediado com o sindicato que representa cerca de 10.400 comissários de bordo. A paralisação, iniciada três dias antes, foi a primeira em quarenta anos envolvendo a tripulação de cabine da companhia aérea.
Segundo a empresa, aproximadamente 500.000 passageiros foram impactados, já que a malha da Air Canada e da subsidiária Air Canada Rouge soma em torno de setecentos voos diários. Os cancelamentos de voos também atingiram voos de Toronto e Montreal para São Paulo e/ou Buenos Aires.
O entendimento entre as partes foi concluído, após negociações que abordaram temas como remuneração e pagamento de atividades em solo, incluindo embarque e desembarque.
Em comunicado, o sindicato afirmou que o acordo representa uma “mudança transformacional”, ao prever o pagamento de trabalho em solo. O texto ainda precisa ser ratificado pelos seus membros.
O impasse ganhou contornos legais quando o sindicato dos comissários descumpriu duas determinações de um tribunal canadense, que considerou a paralisação ilegal.
Diante do cenário, Patty Hajdu, ministra do Trabalho do Canadá, determinou arbitragem obrigatória. A ministra também instaurou uma investigação sobre denúncias de trabalho não remunerado no setor aéreo, com conclusão prevista para as próximas seis a oito semanas.
A Air Canada retomou voos ainda na noite de 19 de agosto, operando cerca de 53% de sua malha global, incluindo os primeiros voos internacionais desde o início da greve.
“A suspensão de nosso serviço foi extremamente difícil para nossos clientes. Pedimos desculpas pelo impacto causado e nossa prioridade agora é transportá-los o mais rápido possível", disse Michael Rousseau, presidente e CEO da Air Canada.
Rousseau acrescentou que o processo de reposicionamento de aeronaves e tripulações pode levar de sete a dez dias, período em que alguns cancelamentos ainda devem ocorrer.
Durante a fase de normalização, a Air Canada orienta os passageiros a verificar o status dos voos em canais digitais antes de se dirigirem ao aeroporto. A companhia oferece reembolso, créditos de viagem ou reacomodação em outras empresas aéreas aos clientes afetados.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 20/08/2025, às 08h48