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Air Canada retoma voos ao Brasil após fim de greve

Air Canada retoma gradualmente seus voos após acordo com o sindicato de comissários


Companhia aérea inicia recuperação da malha após greve inédita em quatro décadas que afetou 500.000 passageiros - Divulgação
Companhia aérea inicia recuperação da malha após greve inédita em quatro décadas que afetou 500.000 passageiros - Divulgação

A Air Canada iniciou na última terça-feira (19), a retomada gradual de seus voos, após acordo mediado com o sindicato que representa cerca de 10.400 comissários de bordo. A paralisação, iniciada três dias antes, foi a primeira em quarenta anos envolvendo a tripulação de cabine da companhia aérea.

Segundo a empresa, aproximadamente 500.000 passageiros foram impactados, já que a malha da Air Canada e da subsidiária Air Canada Rouge soma em torno de setecentos voos diários. Os cancelamentos de voos também atingiram voos de Toronto e Montreal para São Paulo e/ou Buenos Aires.

Acordo e mediação

O entendimento entre as partes foi concluído, após negociações que abordaram temas como remuneração e pagamento de atividades em solo, incluindo embarque e desembarque.

Em comunicado, o sindicato afirmou que o acordo representa uma “mudança transformacional”, ao prever o pagamento de trabalho em solo. O texto ainda precisa ser ratificado pelos seus membros.

Intervenção governamental

O impasse ganhou contornos legais quando o sindicato dos comissários descumpriu duas determinações de um tribunal canadense, que considerou a paralisação ilegal.

Diante do cenário, Patty Hajdu, ministra do Trabalho do Canadá, determinou arbitragem obrigatória. A ministra também instaurou uma investigação sobre denúncias de trabalho não remunerado no setor aéreo, com conclusão prevista para as próximas seis a oito semanas.

Impactos operacionais

A Air Canada retomou voos ainda na noite de 19 de agosto, operando cerca de 53% de sua malha global, incluindo os primeiros voos internacionais desde o início da greve.

A suspensão de nosso serviço foi extremamente difícil para nossos clientes. Pedimos desculpas pelo impacto causado e nossa prioridade agora é transportá-los o mais rápido possível", disse Michael Rousseau, presidente e CEO da Air Canada.

Rousseau acrescentou que o processo de reposicionamento de aeronaves e tripulações pode levar de sete a dez dias, período em que alguns cancelamentos ainda devem ocorrer.

Orientações aos passageiros

Durante a fase de normalização, a Air Canada orienta os passageiros a verificar o status dos voos em canais digitais antes de se dirigirem ao aeroporto. A companhia oferece reembolso, créditos de viagem ou reacomodação em outras empresas aéreas aos clientes afetados.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 20/08/2025, às 08h48


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