Passabot, chatbot criado por estudantes de uma universidade de São Paulo, utiliza inteligência artificial para rastrear promoções de passagens aéreas
Um grupo de estudantes de Ciência da Computação de uma universidade de São Paulo desenvolveu o Passabot, ferramenta digital que utiliza inteligência artificial para rastrear promoções de passagens aéreas.
O sistema funciona como um chatbot integrado ao WhatsApp, identificando tarifas mais vantajosas conforme o perfil e o planejamento de cada usuário.
O projeto foi vencedor da categoria Smart Cities na 13ª edição do Campus Mobile, concurso nacional de impacto social, inovação e empreendedorismo, realizado no fim de abril, no Rio de Janeiro.
“A iniciativa de transformar nossa ideia em um aplicativo se fortaleceu quando conhecemos o Campus Mobile e decidimos nos inscrever no concurso”, disse Alan Matheus Alves, sócio-cofundador do Passabot.
O Passabot reúne informações sobre promoções de passagens a partir de prompts enviados pelos usuários, oferecendo um compilado de condições de viagem. O processo inclui busca, cotação e encaminhamento para a compra final por meio de parceiros da startup.
Entre os quatro integrantes da equipe – Alan Matheus Alves, Bianca Freitas, Fernando Vieira e Leonardo Gomes – está Bianca Freitas, que destacou a importância da representatividade feminina no setor de tecnologia.
“Durante a competição, conheci várias outras mulheres incríveis, mas ainda somos minoria em muitos espaços, principalmente quando se fala de tecnologia. Vencer com o Passabot foi um reconhecimento enorme, mas mais importante ainda foi perceber o impacto que a nossa presença pode causar em espaços como esse”, disse.
Além da premiação em dinheiro para o aperfeiçoamento do projeto, a equipe viajará em setembro ao Vale do Silício, nos Estados Unidos, para visitar empresas globais de tecnologia e universidades de referência. O objetivo é ampliar contatos e internacionalizar a solução.
Segundo os sócios-fundadores, o Passabot já se consolidou como fonte de renda para parte da equipe. “Vivemos do que lucramos com o Passabot e temos o desejo de nos tornarmos os maiores intermediadores de compra de passagens no país”, disseram Alan Matheus Alves e Fernando Vieira.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 20/08/2025, às 16h34