75 recordes mundiais

Jato médio da Gulfstream acumula 75 recordes mundiais de velocidade

G280 estabeleceu nova marca entre os Estados Unidos e a Inglaterra


Com mais um recorde mundial de velocidade entre cidades, o Gulfstream G280 acumula 75ª marcas históricas. O mais recente o registro ocorreu no dia 16 de fevereiro, quando o avião partiu do aeroporto internacional de Burlington, em Vermont (EUA), pousando 6h10 depois em Londres, na Inglaterra.

A viagem transatlântica percorreu uma distância de 2.735 nm (5.065 km) com uma velocidade média de Mach 0,83 (aproximadamente 1.024 km/h), estabelecendo um novo recorde mundial para a categoria e mantendo a marca entre as mais rápidas registradas por um avião de negócios.

LEIA TAMBÉM

O registro ocorreu na sequência de outra quebra de recorde feita pelo modelo, que no início de 2020 conectou Kahului, no Havaí, e Phoenix Sky Harbor, no Arizona, em 4h57. O voo percorreu a distância de 2.515 nm (4,658 km), com velocidade média de Mach 0,83. A maior parte desse voo foi realizado sobre o Oceano Pacífico e a etapa final sobre a parte desértica do território continental dos Estados Unidos.

Segundo a Gulfstream atualmente existem quase 200 aviões da família G280 serviço em todo o mundo. Atualmente o modelo é o único da categoria certificado para pousar com o sistema de visão de voo aprimorado (EFVS, na sigla em inglês), além de ser um dos únicos capaz de operar no aeroporto de London City, que exige uma certificação especial.

A Gulfstream informou que os últimos registros do G280 serão enviados à Federação Internacional de Aeronáutica para reconhecimento oficial.

Por Gabriel Benevides

Publicado em 14 de Maio de 2020 às 08:00


Notícias notícia de aviação aeronave avião Gulfstream G280 jatinho avião de negócios bizjet Havaí Londres avião executivo