AERO Magazine
Busca

Jato de negócios intercontinental

Autoridade europeia emite certificado de tipo do Gulfstream G600

Jato de negócios combina tecnologia avançada, alcance intercontinental e até quatro zonas de cabine


Novo G600 pode voar das principais cidades europeias para quase todos os destinos nas Américas

A Gulfstream recebeu a certificação do G600 por parte da EASA, a agência europeia de segurança da aviação, permitindo o início das entregas das aeronaves para clientes da União Europeia.

O jato de negócios de cabine larga está em serviço nos Estados Unidos desde 8 de agosto de 2019 e registrou incríveis 23 recordes de velocidade entre m pares de cidades. Entre estes registros o G600 levou apenas 7 horas e 21 minutos, para percorrer 4.057 nm (7.514 km) entre Savannah, Estados Unidos, e Genebra, Suíça, voando a Mach 0,90.

"A tecnologia avançada do Gulfstream G600 une desempenho de alta velocidade e eficiência que servirão ao viajante de negócios europeu [com necessidade] intercontinental", disse Mark Burns, presidente da Gulfstream.

O G600 pode percorres distancias de até 5.500 nm (10.186 km) em alta velocidade, de Mach 0,90 o que permite viajar de Londres a Los Angeles ou de Paris a São Paulo, sem escalas. Em velocidade de cruzeiro de longo alcance de Mach 0,85, o avião amplia o alcance para 6.500 nm (12.038 km), o que possibilita voar de qualquer cidade nas Américas para grande parte dos destinos na Europa. Sua velocidade máxima de operação é Mach 0,925, uma das mais elevadas na aviação civil.

Moderno cockpit do G600 conta com os mais avançados recursos de cabine e telas sensíveis ao toque

O G600 conta com a tecnologia Symmetry Flight Deck, com novos controles por meio de 10 telas sensíveis ao toque juntamente com sidesticks de controle ativo (ACS), reduzindo a carga de trabalho dos pilotos ao mesmo tempo que amplia a consciência situacional.

O interior da aeronave pode ser configurado com até três áreas de cabine e uma zona de descanso para a tripulação, ou quatro áreas de cabine, incluindo uma suíte. A cabine também possui redução de ruído divididos em três níveis e troca de 100% do ar, melhorando o ambiente a bordo, o que reduz a fadiga e aumenta a consciência mental de todos a bordo.

As 14 janelas ovais panorâmicas se destacam como uma das marcas registradas da Gulfstream, proporcionando a entrada de luz natural durante o dia.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 13/05/2020, às 07h00 - Atualizado às 08h18


Mais Notícias