Base aérea subterrânea tem por propósito uma maior proteção contra ataques aéreos e Irã revela ter uma ampla estrutura pronta
A República Islâmica do Irã divulgou imagens de uma base aérea subterrânea, utilizada para abrigar e dar maior proteção aos seus aviões de caça.
A base subterrânea, chamada Eagle 44, mas com localização desconhecida, foi construída como um bunker, permitindo maior proteção contra ataques aéreos.
فیلم/ اولین پایگاه «زیرزمینی» نیروی هوایی ارتش با نام «عقاب۴۴»
— اخبار امنیتی- نظامی (@Tasnim_military) February 7, 2023
🔹این نخستین پایگاه هوایی «زیرزمینی» ارتش جمهوری اسلامی ایران که رسانهای میشود.https://t.co/0udat3NJrM@Tasnim_militarypic.twitter.com/O5qTfeJmCy
Em imagens divulgadas no Twitter é possível observar a movimentação dos veteranos caças F-4 Phantom e a estrutura geral das instalações da base, como, por exemplo, as grandes portas e túneis.
Em um conflito as bases aéreas são os primeiros locais marcados como prioridade para ataques com mísseis de cruzeiro e/ou bombas de precisão, justamente na tentativa de neutralizar a defesa aérea do país.
O conceito de bases subterrâneas é amplamente utilizada no mundo, com diversos exemplos como na China, Taiwan, Coreia do Norte, Alemanha, Rússia e Suíça, apenas para citar alguns casos mais famosos. O Iraque também contava com instalações subterrâneas, que foram alvo de ataques com as bombas GBU-27 Paveway III, lançadas pelos F-117 durante a Tempestade do Deserto, em 1991.
A revelação da instalação militar ocorre poucos dias após os Estados Unidos e Israel realizarem um grande treinamento conjunto, onde parte dos exercícios foram simulados em cenários que remetiam ao Irã.
Israel vive tensões com o Irã há vários anos.Ao longo dos últimos anos o governo iraniano fez diversas ameaças e afirmou que deseja o fim do estado de Israel. As declarações são vistas pelos israelenses como uma ameaça em potencial a sua existência.
Por André Magalhães
Publicado em 08/02/2023, às 10h05
+lidas