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Tecnologia aliada à eficiência

Inteligência artificial já está sendo usada em um aeroporto brasileiro

A Latam Airlines está utilizando câmeras e inteligência artificial nas operações de solo do aeroporto de Guarulhos


Tecnologia foi testada e desenvolvida durante 12 meses - Latam Airlines/Divulgação
Tecnologia foi testada e desenvolvida durante 12 meses - Latam Airlines/Divulgação

A Latam Airlines está monitorando parte de suas operações aeroportuárias com o uso de câmeras e inteligência artificial. 

A companhia instalou a tecnologia no aeroporto internacional de São Paulo (GRU) para medir, em tempo real, a pontualidade, a qualidade e a eficiência das operações em solo de suas aeronaves, o que pode reduzir o tempo médio das aeronaves paradas. 

O novo sistema de monitoramento rastreia todos os movimentos da operação ao redor de suas aeronaves em solo, fornecendo métricas operacionais (atualização dos horários previstos de decolagem, tempo de utilização do portão e tempos de conexão da unidade de fornecimento de energia terrestre). Ele também previne danos com objetos estranhos, verifica o status das pontes de embarque e fornece relatórios de conformidade. 

A inteligência artificial entra em ação quando ela detecta uma aeronave da Latam se aproximando do gate, fazendo com que, imediatamente, o rastreamento de toda a atividade de solo seja iniciada ao seu redor para fornecer um verdadeiro registro dos eventos. 

Com os dados em mãos conseguimos mais eficiência operacional e, consequentemente, uma melhor experiência para nossos clientes, com qualidade e segurança”, disse Rafael Walker, diretor Global de Customer Care da Latam Airlines.

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Por Marcel Cardoso
Publicado em 31/03/2023, às 08h53


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