AERO Magazine
Busca

Que Bug

Inseto coloca avião em risco durante decolagem na China

Artrópode entupiu o tubo de pitot de um Boeing 737-800 causando erro na leitura de velocidade


Um inseto causou uma situação grave em um voo na China, quando um voo da Xiamen Airlines declarou emergência assim que o avião saiu do chão, no aeroporto da província de Qingdao.

De acordo com as informações do site The Aviation Herald, especializado em segurança aeronáutica, o Boeing 737-800 havia acabado de decolar quando os pilotos receberam a informação de alerta de estol, com a ativação do stick shaker, sistema que faz o manche do avião vibrar alertando para a proximidade da velocidade de perda de sustentação.

LEIA TAMBÉM

Os pilotos mantiveram a subida e 66 segundos após o alerta notaram que havia uma discrepância nos parâmetros de altitude e velocidade do lado direito, nos instrumentos do copiloto. Por terem dados confiáveis no lado esquerdo e no sistema de backup, os pilotos optaram por seguir o voo até Changsa.

Em vermelho tubos de pitot do Boeing 737 | Imagem: Boeing 

Diagrama mostra funcionamento do sistema de pitot-estático

Após o pouso os mecânicos notaram que um pequeno inseto entrou no tubo de pitot que fornece dados para o copiloto, mas devido ao sistema de aquecimento do sistema, que evita congelamento, o inseto foi carbonizado e entupiu a entrada de ar.

O sistema pitot-estático usa um cruzamento da pressão e velocidade do ar para indicar dados de altitude e velocidade para um avião. Usualmente aeronaves que vão ficar estacionadas costumam cobrir todas as tomadas e tubos de piot, com uma capa que conta com o famoso alerta “Remove Before Flight”. Todavia, neste caso é provável que o inseto estava no tubo durante a escala ou bateu no tubo de pitot com a aeronave já em movimento, gerando o grande problema.

ASSINE AERO MAGAZINE COM ATÉ 76% DE DESCONTO

Por Edmundo Ubiratan | Imagem: Divulgação
Publicado em 11/10/2019, às 15h00 - Atualizado às 16h41


Mais Notícias