Aeroporto central de Londres se torna palco de manifestações no Reino Unido
Atleta escala avião em Londres para protestar sobre as mudanças no clima | Foto: Jonathan Mew @jonmew
Um medalhista paraolímpico subiu em um avião no aeroporto de London City para protestar contra as mudanças climáticas. O ciclista irlandês James Brown escalou o teto de um Embraer E-Jet da British Airways onde permaneceu até ser retirado à força pela polícia.
A cidade de Londres assiste a vários dias de protestos sobre mudanças climáticas, com as manifestações se concentrando principalmente no aeroporto central da capital inglesa. De acordo com a política londrina Brown adquiriu uma passagem, passou normalmente pelo controle de segurança e aproveitou o embarque para escalar até o topo da fuselagem do avião.
Segundo entrevista do vice-comissário Laurence Taylor, não existe uma lei que impeça alguém de protestar no Reino Unido, incluindo caso ele compre uma passagem de avião e resolva protestar no aeroporto. “Existe uma diferença entre uma ameaça à segurança e uma ameaça de protesto. Protestar não é uma ofensa”, afirmou Taylor.
O caso é o segundo envolvendo o aeroporto londrino, horas antes um passageiro a bordo de um voo da irlandesa Aer Lingus, levantou de seu assento e começou a protestar no corredor do avião durante o procedimento de taxi. A tripulação após insistir para o homem retornar a seu assento optou por voltar para o portão e desembarcar o passageiro. Após ser retirado do avião a polícia liberou o passageiro, visto que não houve uma ameaça a segurança de voo. Ainda assim, as autoridades conduziram uma verificação de segurança a bordo antes de liberar a aeronave seguir com a viagem.
Por Edmundo Ubiratan | Imagem: Divulgação
Publicado em 11/10/2019, às 12h00 - Atualizado às 12h20
+lidas