AERO Magazine
Busca

Brincadeira pode ser uma péssima ideia

Grupo no facebook convoca invasão a lendária Área 51

Força Aérea dos EUA diz que defenderá instalação militar e desencoraja qualquer um de comparecer ao local


Diversas placas e avisos desencorajam curiosos de se aproximarem da área militar em Nevada

Um grupo no Facebook está reunindo milhares de pessoas para acharem e caminharem até a famosa Area 51, a instalação ultrassecreta da Força Aérea dos Estados Unidos. A página “Storm Area 51, They Cant Stop All Of Us” (Tempestade na Área 51, eles não podem parar todos nós) deseja entrar no próximo dia 20 de setembro em uma das mais protegidas instalações militares dos Estados Unidos.

A força aérea recentemente desencorajou veementemente as pessoas de irem até o local, afirmando que os procedimentos de segurança não serão discutidos.  “[A Área 51] é um campo de treinamento aberto para a Força Aérea dos Estados Unidos, e nós desencorajamos qualquer um a tentar entrar na área onde treinamos”, afirmou a USAF através de porta-voz.

LEIA TAMBÉM

Área é amplamente utilizada para treinamento militar e ensaios com aeronaves experimentais

A Área 51 é uma área militar localizada entre montanhas no Condado de Lincoln, Nevada e faz parte da Nellis Air Force Range (NAFR). Embora envolta em um dos mais complexos e sigilosos esquemas de segurança dos Estados Unidos, a área está localizada nos arredores de Las Vegas e até meados dos anos 1990 era possível avista-la de uma cadeia de montanhas. Com a ampliação do perímetro de segurança a vista da instalação, as margens do Groom Lake, se tornou impossível, aumentando ainda mais as teorias conspiratórias, muitas envolvendo a suposta presença de alienígenas.

A área oficialmente designada como Nevada Test and Training Range é utilizada pela Força Aérea dos Estados Unidos em diversos testes e ensaios, incluindo de aeronaves. Entre os modelos que passaram pelo local estão o F-117 Nighthawk e o B-2 Spirit.

Um dos mais célebres modelos que passou uma temporada na "Área 51" é o F-117 Nighthawk

A fama da instalação militar cresceu na década de 1970, quando a crise institucional do governo norte-americano atingiu seu ápice com a escalada da Guerra do Vietnã e o escândalo de Watergate. Os já populares casos de Roswell, com a suposta queda de um objeto voador não-identificado e a Área 51 se tornaram referencias como dissimulação do governo.

A fama da Area 51 aumentou no final da década de 1980, quando um suposto físico chamado Bob Lazar, afirmou que era ex-funcionário do local e que havia trabalhado em partes da nave extraterrestre e ainda teria visto corpos dos alienígenas capturados pelo governo dos Estados Unidos. Na sequência à série de televisão Arquivo X, lançada em 1993, logo após o final da Guerra Fria, popularizou mundialmente as teorias conspiratórias envolvendo seres extraterrestres e sua aliança com militares.

Um dos pontos mais populares entre entusiastas do tema é o pequeno vilarejo de Rachel, localizada a 160 km ao norte de Las Vegas, através da Highway 375, popularmente conhecida como Rodovia Extraterrestre. Ainda que conte basicamente com um posto de gasolina e um pequeno motel, chamado de A'Le'Inn, com restaurante e bar temático, a cidade atrai curiosos que desejam se aproximar da instalação militar.

Independente da fama e das teorias, a força aérea parece não estar disposta a receber visitantes e nem gostou da brincadeira. Em comunicado enviado ao norte-americano The Washington Post, a porta-voz da USAF afirmou que “A Força Aérea está sempre pronta para proteger os Estados Unidos e suas estruturas”, e aconselhou que os participantes do evento não tentem invadir o local.

ASSINE AERO MAGAZINE COM DESCONTO

Por Edmundo Ubiratan | Imagens: Divulgação
Publicado em 18/07/2019, às 08h00 - Atualizado às 09h36


Mais Notícias