AERO Magazine
Busca

Dia de pegar uma praia

C-130 pousa na praia durante exercício da Otan

Dinamarca realiza treinamento com o Hércules na maior praia do norte da Europa


A força aérea da Dinamarca realizou um exercício conjunto com a Otan, operando os C-130 Hercules em uma praia na ilha de Rømø. Os banhistas tiveram que ser realocados em outro segmento da praia, para permitir a criação de uma pista provisória na areia.

O exercício foi criado como parte do curso de instrutores de armas de transporte, com foco nos pilotos e controladores de tráfego aéreo dos países membros da Otan. O objetivo é manter uma doutrina operacional utilizando o máximo de recursos disponíveis em caso de um eventual conflito ou catástrofe natural. Além disso, permite o treinamento para operação na areia, em especial em regiões desérticas, como o Oriente Médio, palco de inúmeros conflitos e ações humanitárias.

LEIA TAMBÉM

Inicialmente a operação ocorreria em março, mas foi transferido para julho por conta das melhores condições climáticas. A praia de Rømø é a maior faixa de areia do norte da Europa, o que possibilita seu uso para missões de treinamento militar.

Antes de cada pouso uma verificação é realizada na pista improvisada, observando as condições para receber as aeronaves. Durante a operação os C-130 decolavam com seu peso máximo de decolagem, superando as 70 toneladas.

Entre os países que participaram do exercício estão a Bélgica e a Holanda, que operaram em conjunto com os dinamarqueses.

Por Edmundo Ubiratan | Imagens: Divulgação
Publicado em 16/07/2019, às 11h30 - Atualizado em 17/07/2019, às 08h03


Mais Notícias